Depois de Pipe, Teahupoo, Itacoatiara, Arica, Antofagasta, Sandy Beach, Japão e Sintra, a APB Tour chega à Praia da Arda, em Viana do Castelo, pelo segundo ano consecutivo. A prova – que recebeu o nome de Viana World Bodyboard Championship 2017 – é a segunda da tríplice coroa portuguesa e a nona do circuito mundial da presente temporada.

A organização está a cargo do Surf Clube de Viana e da Association of Professional Bodyboarders, conta com os apoios da Câmara Municipal de Viana do Castelo e Turismo do Porto e Norte de Portugal, realizando-se tem lugar entre os dias 26 de setembro e 1 de outubro.

Entre a centena de competidores que é esperada pela organização em Afife, estão já confirmadas duas presenças muito especiais: Mike Stewart, um dos pioneiros do desporto, e Iain Campbell, atual líder do ranking mundial.

>> LÊ + SOBRE A PERNA PORTUGUESA, RANKINGS E SISTEMA DE PONTUAÇÃO

A realização de mundiais na região de Viana não vem de agora, pois, já em 1994, o Surf Clube de Viana organizou a primeira prova de cariz mundial fora do Havai, facto que levou, mais tarde, à criação do World Tour. Assim, Viana do Castelo, tal como outras zonas de Portugal e do globo, tem uma enorme tradição no bodyboard e faz seguramente parte da sua história. 

Há um ano atrás João Zamith, presidente do Surf Clube de Viana, salientou as valências do mesmo:

“O SCV tem provas dadas e grande capacidade organizativa, tendo já realizado três europeus de bodyboard, três mundiais e europeus de surf e largas dezenas de campeonatos nacionais e regionais.”

>> LÊ + SOBRE A 1.ª BODYBOARD PERFORMANCE CLINIC COM MIKE STEWART

No que diz respeito a campeões, na edição inaugural de 1994 foi o brasileiro Guilherme Tâmega quem levantou a taça. No ano seguinte, em 1995, o australiano Steve Mackenzie foi quem se apresentou em melhor forma e acabou por dominar a competição nas águas nortenhas. Em 2009 voltou a ser um atleta brasileiro a subir ao topo do pódio, mas desta vez foi Eder Luciano quem acabou por sair vitorioso.

Em 2016 o sul-africano Iain Campbell apresentou-se em grande forma e alcançou o topo do pódio numa série de resultados impressionante. Na divisão Pro Júnior, a vitória ficou por conta do brasileiro Matheus Bastos. Para 2017 está tudo em aberto, mas aceitam-se apostas a partir deste momento. 

No topo, contempla um slide show com algumas imagens da edição de 2009 que retirámos do nosso espólio fotográfico. Até dia 26 na Arda! 


Fotografia: Tó Mané

Comentários