O Surf Clube de Viana (SCV) organiza o seu quarto Mundial de Bodyboard, o Viana World Bodyboard Championship, entre 21 e 25 deste mês, na Praia da Arda, em Viana do Castelo. Entre os cerca de 100 atletas confirmados, estão os melhores do mundo. Destaque para Mike Stewart, um dos pioneiros do bodyboard, e para Jared Houston, o campeão mundial em título. Em jogo estão quatro mil pontos no ranking e 25 mil dólares em prémios. Prevendo-se, por isso, muito espetáculo, uma grande afluência de público e o reforço da imagem da região e do país no panorama global da modalidade.

Para João Zamith, o clube ao qual preside tem grande responsabilidade histórica no desenvolvimento do bodyboard mundial. Isto porque, “em 1994, o SCV conseguiu trazer a prova para a cidade. Realizando-se, assim, pela primeira vez, fora do Havai e possibilitando a criação do World Tour”.

Em termos organizativos, o SCV tem um vasto currículo. Para além dos três mundiais de bodyboard já realizados, conta com três europeus de bodyboard, três mundiais de surf e dois europeus e ainda com dezenas de campeonatos nacionais e regionais.

O presidente do SCV refere também que este tipo de evento “tem um impacto muito grande”, estimando “em cerca de 1 milhão o número de pessoas que vai acompanhar a etapa do tour mundial, através das transmissões em direto”. Acreditando, por isso, que tanto a cidade, a região e o país sairão com uma imagem, mundialmente, reforçada. 

Noticia_VainaConferencia

Esta sexta etapa da prova conta também com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal e do Programa Operacional Regional do Norte 2014/2020 (NORTE 2020).

Para o presidente da ERTPNP, Melchior Moreira, “Os eventos desportivos são um produto estratégico para a região, por representarem um retorno financeiro fantástico no turismo”. 

Também neste âmbito, considera que a autarquia local tem feito um trabalho notável através da sua forte aposta nos desportos náuticos, evidenciada, sobretudo, pela construção de equipamentos desportivos e pela implementação do programa “Náutica nas Escolas”.

“A escolha de Viana do Castelo, para este evento mundial, resulta de um trabalho sério, construtivo e de responsabilidade dos dirigentes desportivos, que tem sido apoiado pelas entidades públicas”, refere José Maria Costa, presidente da Câmara, acrescentando que “a construção de um conjunto de equipamentos desportivos permite, agora, potenciar o território, dando projeção internacional à cidade e ao país”.

A prova conta também com a categoria Pro-Junior, estritamente para atletas sub-18, e põe em jogo um prémio de dois mil dólares.

1.ª CONFERÊNCIA MUNDIAL DE BODYBOARD 

A 1.ª Conferência Mundial de Bodyboard da APB (Association of Professional Bodyboarders) acontece no próximo dia 20 de setembro, véspera do início do mundial, no Centro de Alto Rendimento de Surf de Viana do Castelo. 

Subordinada à temática “Passado, Presente e Futuro do Bodyboard”, conta, a partir das 16h30, com a presença de oradores de referência, como Mike Stewart, que apresenta o tema “Bodyboard numa perspetiva de vida”, ou Jared Houston, que falará sobre “Como se tornar campeão”.

Mais novidades em breve. 

Comentários