Um recente estudo divulgado pela Water Base Research Unit na Universidade de Bond alertou para a necessidade do uso regular de proteções auriculares, especialmente entre a comunidade surfista. 

Segundo os responsáveis, as proteções auriculares são a melhor forma de prevenir e combater as exostoses (ou Ouvido de Surfista), lesão na parte interna do canal auditivo externo que é bastante frequente entre os praticantes de desportos de mar (lê mais aqui). 

O estudo em questão revelou alguns dados preocupantes, como o facto de 100% dos surfistas entrevistados, cujo nível de desempenho é elevado, apresentarem sinais de exostoses. 

Na conclusão pode ler-se que, tal como a tecnologia em fatos de surf continua a crescer e a melhorar, fazendo com que pessoas consigam surfar mais tempo em águas geladas, também as lesões nos ouvidos vão continuar a aparecer em maior número, levando inevitavelmente aos cuidados médicos e a mais cirurgias com vista a reparar os danos. 

O estudo, que reuniu 14 surfistas profissionais de alto nível, chegou também ao resultado final de que todos os surfistas sofriam já de princípio de exostoses em ambos os ouvidos – com exceção de um elemento onde esta já havia sido previamente diagnosticada. 

Proteção é o caminho. O objetivo é simples: surfar mais vezes sem problemas! 


Aproveita e adquire aqui os teus “ear plugs”. 

Comentários