António Cardoso fez hoje história ao vencer o Nazaré Pro 2017, etapa Grand Slam da APB Tour, a penúltima em 2017. Na final, o português, que é local da Nazaré, superou o novo Campeão Mundial de Bodyboard, o sul-africano Iain Campbell.

“Sinto-me fantástico. Chorei de emoção”, disse o atleta da Nazaré. “Ganhar aqui é muito especial, e é uma vitória muito gratificante. Nasci nesta praia, mas nunca pensei chegar aqui, ao pódio. É uma lição para todos. Ter confiança em nós é muito importante para ganharmos, um desafio”.

O atleta, que dedicou a vitória à mãe, que “sempre me incentivou” a seguir no desporto, disputou a final com Iain Campbell que se consagrou campeão mundial na ronda anterior, as meias-finais.  Noticia_ToPNVence2

Antes da entrada no mar, para a que seria a última prova do dia, e de onde iria sair vencedor, o bodyboarder local reforçou “ser muito especial estar numa final, na minha praia”. 

Cardoso falou do futuro e disse que espera conseguir reunir as condições para fazer as provas que ambiciona ter na sua carreira profissional. Imparável, ao longo da época, participou em várias provas, foi 9.º lugar no Brasil e 5.º no Chile (ambas as provas de categoria Grand Slam); estando apenas ausente em Pipeline, Teahupoo e Viana do Castelo. Era 17.º classificado do ranking mundial, antes da prova na Nazaré.

A Praia do Norte entrou, definitivamente, neste ano, para o currículo de títulos de muitos atletas.

Iain Campbell sagrou-se, na Nazaré, o novo campeão mundial de bodyboard. O líder do ranking mundial, que precisava vencer a bateria disputada com Diego Cabrera (Ilhas Canárias), nas meias-finais, acabou por o fazer, confirmando o favoritismo e sagrando-se, assim, como o novo campeão mundial masculino da disciplina. 

O sul-africano foi, aliás, um dos destaques na APB Tour em 2017, sempre com prestações impecáveis, e com duas subidas ao pódio antes da Nazaré: no Sintra Portugal Pro e Viana World Championship Pro. 

Diego Cabrera, ultrapassado pela performance de Iain Campbell, e Alan Muñoz, que perdeu o heat disputado com Tó Cardoso, disputaram, por sua vez, o terceiro e quarto lugar na Podium Final. O chileno ficou em terceiro, já o bodyboarder canário classificou-se em 4.º lugar.

Na cerimónia de entrega de prémios, o vice-presidente da Câmara, Manuel Sequeira, expressou a sua satisfação pela forma como decorreu a prova, “onde se apuraram dois campeões mundiais da APB Tour” (Joana Schenker e Iain Campbell) e um português venceu o Nazaré Pro (Tó Cardoso).

Alex Leon, Chefe Executivo da APB, disse que “foi uma etapa incrível. A praia do Norte é fantástica. Obrigada pelo espetáculo”.

Para o ano há mais. 

Comentários