António “Tó” Cardoso e Dino Carmo são dois nazarenos que representam Portugal no circuito mundial masculino de Bodyboard (APB), ao mais alto nível e chegam ao Sintra Portugal Pro (11 a 16 de Setembro na Praia Grande) na 17.ª e 20.ª posição do ranking, respectivamente. Cotações que sofreram com a ausência dos dois bodyboarders lusitanos na etapa australiana, o Kiama Pro, e que Tó e Dino esperam melhorar substancialmente em Portugal.

Dino Carmo, 26 anos, encara com especial carinho o Sintra Portugal Pro, orgulhando-se de nunca ter faltado a uma edição desde a sua estreia, com apenas 13 anos. 

“Sintra é demais! Foi aí que competi pela primeira vez num Mundial, com 13 anos e nunca faltei depois disso. Durante anos, era sempre o mais jovem em prova e era um orgulho e um prazer encontrar as lendas da altura”, recorda. 

“Naqueles primeiros anos, foram poucas as vezes que consegui chegar aos ‘heats’ com os ‘tops’, tinha de passar seis ou sete baterias para lá chegar e sabia que tinha de sobressair, mas era uma grande sensação competir com as estrelas que víamos nos vídeos. Queríamos que eles vissem que existíamos!”, acrescenta Dino Carmo, que este ano logrou um excelente 9.º lugar no Grand Sam de Itacoatiara (Brasil).

António Cardoso, também de 26 anos, cresceu com Dino Carmo nas exigentes ondas da Nazaré e tem feito uma excelente carreira no Mundial deste ano, com um quinto lugar na etapa de Arica, no Chile, e um 20.º lugar em Itacoatiara.

Para Sintra, o jovem nazareno assume-se “sem expectativas”: 

“A temporada começa agora para mim, não só pela competição, pois tenho outras dimensões do bodyboard que gosto de explorar, como o ‘free surf’ e a produção de conteúdos. Mas em termos competitivos, estas provas  em Portugal são importantes, especialmente a etapa da Nazaré [4 a 14 Outubro], pelo que Sintra será o arranque para esta fase.”

Recordamos que o Sintra Portugal Pro será a última etapa de 6000 pontos do ranking de qualificação, pelo que deverá atrair muitos atletas que querem garantir um bom “seeding” para as provas de 2019. As inscrições encerram dia 10.