A construção da primeira Wavegarden The Cove no continente australiano inicia já no próximo mês de março. Em comunicado, os responsáveis referem que a mesma terá lugar na cidade de Melbourne (2 milhões de residentes). 

A URBNSURF é a empresa responsável pelo primeiro parque aquático da Austrália e também a que detém o licenciamento da tecnologia Wavegarden para o país. O complexo compreende um fundo de 28.3 milhões de dólares e vai ser construído no Aeroporto de Melbourne. Será a primeira piscina em grande escala de tecnologia The Cove a ser construída no mundo. 

Com as licenças obtidas e as obras a começarem no próximo mês, a URBNSURF Melbourne espera estar a bombar 1000 ondas de alta qualidade por hora, com 2 metros de altura, por volta da Páscoa de 2019. 

As instalações compreendem uma área de 2.1 hectares, zona de restauração, lojas e vai ainda possuir seis diferentes zonas de surf que poderão albergar até 90 surfistas por hora. Desta forma, garantem os responsáveis, serão proporcionadas experiências de surf para todos os níveis, em segurança e durante todo o ano. 

“Estamos encantados por trazer para o hemisfério sul o primeiro parque de surf em Melbourne, casa tradicional do desporto australiano. Os cerca de 200 mil praticante de surf da região, mais os que querem tentar, têm agora uma oportunidade de gozar de surf de alta qualidade, todo o ano, a uma distância de 25 minutos do centro da cidade”, afirma Andrew Ross, fundador da URBNSURF. 

A nível local, espera-se que a URBNSURF Melbourne crie 300 postos de trabalho durante a fase de construção e 50 quando abrir oficialmente portas. Economicamente, prevê-se um retorno de 267 milhões de dólares para a região. 

Em agenda, no futuro, estão ainda aberturas de Wavegarden The Cove em Sydney (Sydney Olympic Park) e Perth (Tompkins Park, Alfred Cove), mas o grande objetivo passa por desenvolver/abrir até 10 parques de surf na Austrália por volta de 2028.