O calor começa a apertar, mas o que não vai faltar para este fim de semana são ondas. Com o swell em crescendo são vários os surf spots à disposição da comunidade, embora se saiba que o vento norte, que estará forte em alguns dias, obriga necessariamente a algumas restrições.

SEXTA-FEIRA, 9 DE JUNHO

Início e final de dia com pouco vento, pelo que é de aproveitar para começar a preparar o fim de semana. Mais para a tarde, um novo swell de ONO, com 1.6 e 13 segundos de período, começa a dar sinal trazendo boas condições para Moledo, Arda, Aguçadora e Leça da Palmeira, a norte, com ondas entre 0,5 e 1 metro; Figueira da Foz e Carcavelos, regiões centro e capital, com ondas que poderão chegar ao metro de altura; Tonel, Ponta Ruiva, Castelejo e Cordoama, a rondar 1m de altura. 

SÁBADO, 10 DE JUNHO

Pouco vento de manhã a rodar para oeste, intensificando-se, ao longo do dia. De norte a sul, as matinais ganham direito de opção e aconselham-se. Ondas bastante razoáveis, de 1 metro, à disposição dos mais afoitos em Moledo, Praia da Mariana e Aguçadoura. Leça da Palmeira terá 1,5m, enquanto Matosinhos terá 0,5m e Espinho também será uma boa opção a norte. No centro, as primeiras horas da manhã no Cabedelo e Buarcos, na Figueira da Foz, poderão trazer uma boa surpresa. Os Supertubos terão boas condições com 1 metro, 1 metro também na Costa de Caparica, mas a norte do Cabo Raso estará maior (+- 1,5m) com destaque para Praia Grande, São Julião e Foz do Arelho. A sul, também se aconselha uma matinal para fugir ao vento. Amado e Arrifana terão 1 metro, enquanto outras praias da região poderão apresentar um pouco mais de tamanho.

DOMINGO, 11 DE JUNHO

De uma forma geral, de norte a sul, o vento norte aumenta bastante e a ondulação sobe quase até aos 3 metros de altura, orientada de oeste, com 14 segundos de período. É altura de procurar os surf spots mais protegidos da costa que terão, garantidamente, boas condições e vento offshore: Matosinhos, a norte, com 1 a 1,5 metros; no centro, Supertubos poderá estar épico com 1,5m; Carcavelos poderá estar bom com 1m (dependendo dos fundos); Costa de Caparica com 1,5m; Praia do Norte a rebentar pelas costuras com 5 metros; a sul, além da Arrifana e São Torpes, é de cruzar o barlavento algarvio com Zavial e o Tonel a puderem registar o melhor surf das últimas semanas. 

Boas ondas! 

Comentários