O calor aperta bem neste início de julho, mas o swell também não vai faltar este fim de semana. No entanto, é preciso ser esperto e fazer as escolhas acertadas para usufruir das melhores condições. O forte vento orientado do quadrante norte, especialmente no sábado e domingo, vai obrigar a algumas restrições. Vejamos:

SÁBADO, 1 DE JULHO

Vento muito forte de norte a dar sinal logo às primeiras horas da manhã. O pico do swell, em crescendo desde sexta-feira, será de madrugada, por volta das 4h, registando 2,8m orientados de noroeste com 8 segundos de período. Ao longo do dia o swell vai manter-se nos 2,5m e o vento norte bem forte, entre os 24 e 27 nós. A norte procurar pela praia de Matosinhos que poderá proporcionar ondas entre 0,5 e 1 metro; no centro o Cabedelo da Figueira da Foz poderá revelar algumas ondas de 0,5m; Supertubos, em Peniche, também recebe a nortada de feição (é offshore) e poderá proporcionar boas ondas; tal como a praia de Carcavelos, na região de Lisboa, que poderá debitar 0,5m. A sul, a opção é a Arrifana que está bem protegida de ventos e poderá ter ondas a rondar 0,5m. 

DOMINGO, 2 DE JULHO

A ondulação segue a tendência e cai de 2 metros, às 7h, para 1,6m, ao final da tarde. O período também desce para os 7 segundos. Ainda assim é de aproveitar a janela de oportunidade entre as 6 e as 11 horas da manhã em que o vento soprará de nordeste e poderá proporcionar umas quantas ondas na costa ocidental portuguesa. É essencial procurar por spots mais consistentes como a Praia da Mariana, Aguçadoura e Leça da Palmeira, a norte, com ondas de 0,5 a 1m; S. Pedro de Moel, Foz do Arelho, Santa Cruz, São Julião e Praia Grande, a centro, com ondas de 1m; São Torpes e Amado, a sul, com 0,5m. 

SEGUNDA-FEIRA, 3 DE JULHO

Apesar da diminuição da intensidade do vento, este ainda irá soprar com alguma força ao longo do dia. No entanto, até às 11h da manhã, estará orientado de leste e proporcionará boas sessões nos beach-breaks mais consistentes. O swell de noroeste cai neste dia para 1,5m com o período a subir para os 8 segundos. Sessões de ondas perfeitas entre 0,5 e 1 metro de altura poderão ser encontradas em Moledo, Afife, Leça da Palmeira e Aguçadoura, a norte; Foz do Arelho, Sta. Cruz, vários spots da Ericeira e Praia Grande, a centro; Costa de Caparica, na região de Lisboa, poderá ter 0,5m inconsistente; a sul as ondas não passarão do 0,5m. 

Boas ondas!

Comentários