A partir de hoje está previsto menos vento e mais calor, especialmente durante as manhãs. Por esse motivo, voltamos a traçar o perfil das condições de surf até à próxima segunda-feira, 14 de agosto, onde se esperam algumas ondas e sessões. Uma vez mais, os beach breaks mais consistentes da costa ganham especial relevo e podem mesmo ser as melhores opções.

Previsão

Embora o vento de mantenha do quadrante norte, nas manhãs de sexta-feira, sábado e domingo podemos usufruir de condições quase sem vento. Nestes três dias a previsão indica que a nortada apenas começa a soprar, agora mais suave (na casa dos 10 a 15 nós de velocidade), a partir das 13 horas. Na sexta, por exemplo, entre as 7h e as 10h poderemos esperar mesmo vento offshore (nordeste). 

Portanto, matinais são de aproveitar, especialmente na sexta-feira onde o swell ainda tem alguma força pela manhã (1,7m de noroeste com 8 segundos de período). Depois, de forma progressiva, a ondulação vai caindo de tamanho até de manter em 1,5m de noroeste e períodos a oscilar entre 7 e 8 segundos. 

Procurar spots mais expostos, como a Mariana, Aguçadoura e Leça da Palmeira, a norte, que poderão ter ondas entre os 0,5 e 1 metro; Quiaios, Aveiro, Ovar, Foz do Arelho, Santa Cruz, São Julião e Praia Grande, no centro; São Torpes, Aivados, Malhão, Amado, Cordoama, Castelejo e Ponta Ruiva, mais a sul. 

A entrada de Levante também fará com que o Barlavento e Sotavento algarvios se animem. Possibilidade de 0,5m em alguns spots como a Praia da Rocha, Albufeira, Vilamoura, Meia Praia e Praia da Luz. 

Na segunda-feira, 14 de agosto, o vento norte volta a ganhar força logo às primeiras horas do dia, mas ainda assim nada do que se tem verificado esta semana. A ondulação, por sua vez, pula até aos 1,6 m de noroeste com 8 a 7 segundos de período ao longo do dia. 

As temperaturas máximas oscilarão entre os 31 e 36 graus Celsius, com o sábado a ser o dia mais quente, mínimas entre 18 e 20 graus Celsius, com o céu a apresentar-se quase sempre limpo ou com pouca nebulosidade. O Sol vai seguramente brilhar, sendo a probabilidade de precipitação nula até segunda-feira.  

Boas ondas!

Comentários