Temperaturas máximas a rondar os 10 e os 18 graus Celsius (mínimas de 4 a 8 graus Celsius), anexados de vento fraco e céu limpo, vão marcar a véspera e o dia de Natal. No entanto, não está prevista qualquer precipitação para esta quadra e, em termos de ondas, estas estarão definitivamente presentes praticamente em toda a costa portuguesa.

REGIÃO NORTE

Até quinta-feira será de esperar ondas até 2,5 metros com 15 segundos de período e vento fraco. Viana do Castelo, Vila do Conde, Póvoa de Varzim e Matosinhos são os spots a explorar. Para sexta-feira o swell cai até 1,9m com 13 segundos de período, mas ainda assim com ondas de 0,5 a 1 metro em Leça da Palmeira, Mariana, Vila Praia de Âncora e Aguçadoura. Sábado, véspera de Natal, será de vento leste de manhã à tarde, com ondas de 0,5 metro nos spots mais consistentes. No domingo o swell sobe para 3 metros e 16 segundos de período, com o vento a mostrar-se muito forte. É de procurar spots mais abrigados. 

REGIÃO CENTRO E LISBOA

Entre quinta e sexta-feira, o swell encontra-se a cair de 2,5 para 2 metros com 12 segundos de período. Mesmo assim Cabedelo e Supertubos merecem uma visita, esperando-se ondas acima de um metro, tal como as praias da Linha de Cascais que apresentarão ondas entre 1 e os 1,5 metros. A Reserva Mundial da Ericeira também não deverá ser esquecida. Para sábado a ondulação cai um pouco mais, até 1,9m com 9 segundos de período, e isso deverá facultar algumas ondas em beach breaks como Santa Cruz, Foz do Arelho, São Julião, S. Pedro de Moel, Costa de Caparica e outros spots mais consistentes. Atenção ao vento que, apesar de ser de leste, apresenta alguma intensidade. No dia de Natal o swell sobe até 3,2 metros, com 16 segundos de período, e o vento será forte de leste pelo que é de procurar ondas mais protegidas. 

REGIÃO SUL 

A previsão é muito parecida à do resto do país. Assim, até sexta-feira são previstas ondas na casa dos 2 metros e os spots a ter em conta ficam por conta do Tonel, Ponta Ruiva, Carrapateira e Arrifana. São Torpes também é uma opção e poderá ter ondas de 1,5m bem consistentes. Na costa sul, na Praia da Rocha e Ferragudo, em Portimão, Lagos e a praia da Salema, é possível encontrar ondas de 0,5m mas algo inconsistentes. No sábado a previsão indica diminuição de swell, pelo que as ondas estarão definitivamente menores, mas no dia 25 (domingo) haverá novo pulsar com as ondas a subirem novamente bastante. Sê esperto e procura o melhor spot! 

Portanto, este será definitivamente um Natal gelado, mas com algumas ondas no horizontes em várias zonas do país. Boas ondas e, claro, boas festas!

Comentários