Começa hoje a dar sinal um novo swell pela costa portuguesa ao mesmo tempo que o vento norte volta a marcar presença até à próxima segunda-feira. Spots mais protegidos e virados a norte levam a preferência, pois poderão registar vento offshore e ondas mais certinhas e alinhadas.

Previsão:

5ª FEIRA, 31 DE AGOSTOComeça hoje a entrar uma nova ondulação, orientada de ONO, que vai chegar aos 2,3m e 9 segundos ao final do dia. Os dias vão também mudar, pois o vento norte está de volta, com forte intensidade (aumenta de 16 para 29 nós com o passar das horas). De manhã ondas de 1 metro em vários spots, como Moledo, Vila Praia de Âncora, Mariana, Arda, Afife e Aguçadoura. Ainda a norte, Matosinhos com offshore e ondas de 0,5m. Mais para sul, em Peniche, Supertubos conquista todas as atenções e poderá hoje apresentar ondas de 0,5 a 1 metro. Linha de Cascais também poderá dar os primeiros sinais. Na Costa Alentejana e Vicentina, São Torpes, Zambujeira do Mar, Arrifana e Amado com ondas de 0,5 a 1m, enquanto Belinhe, em Sagres, terá 0,5m com vento offshore. 

6ª FEIRA, 1 DE SETEMBRO: É na sexta-feira que o pico do swell se verifica (por volta das 10h), com 2,7m e 9 segundos de período, direção ONO, e o vento a oscilar entre os 23, 27 e por vezes 29 nós. Portanto, muito forte de intensidade. Sem grande surpresa, picos mais protegidos e/ou virados a norte a levarem a preferência. Assim, na região norte, praia de Matosinhos com offshore e ondas de 1 metro; no centro, Aveiro e Cabedelo da Figueira da Foz também com 1m, tal como Supertubos (Peniche); na capital a praia de Carcavelos vai ser a melhor opção; a sul, as direitas da Arrifana a darem sinal, Carrapateira, Zavial e Beliche também com 1 metro. 

SÁBADO, 2 DE SETEMBRO: Continua a o vento forte de norte, mas há uma janela na manhã de sábado, entre as 8h e as 10h, em que a direção estará de nordeste, podendo proporcionar boas ondas, mais certas e alinhadas. Ainda assim, o vento também estará mais brando, a oscilar entre os 11, 19 e 22 nós ao longo do dia. Com o swell ONO a cair de 2,2m para 1,6m e 8 segundos de período, as opções mantêm-se as mesmas do dia anterior. No entanto, naquele período de manhã talvez não seja má ideia procurar beach breaks mais consistentes, como Mariana, Moledo, Leça da Palmeira, Foz do Arelho, Santa Cruz, São Julião, Praia Grande e Malhão; mas também alguns reefs da Ericeira. 

DOMINGO, 3 DE SETEMBRO: O vento norte continua, mas mais fraco de intensidade. A ondulação muda de direção, para Oeste, mantém-se consistente de 1,6m e 13 segundos de período ao longo do dia, pelo que veremos ondas maiores neste domingo. Matosinhos, a norte, Supertubos, em Peniche, Carcavelos, pela capital, e spots mais abrigados a sul voltam a ser as opções neste primeiro domingo de setembro. 

2ª FEIRA, 4 DE SETEMBRO: A tendência de domingo mantém-se para o primeiro dia da semana, com o vento norte a registar menor intensidade mas o swell de Oeste a subir agora até aos 2,2m (15h) e com o período a descer de 18 para 14 segundos ao longo do dia. Cabedelo de Viana, Praia da Barra, Espinho, Cabedelo da Figueira da Foz, Supertubos, Carcavelos, Arrifana, Beliche e até Zavial voltam a ser as melhores opções para surf. 

Ao longo destes próximos dias as temperaturas máximas oscilarão entre os 28 e 32 graus Celsius, com o sábado a ser o dia mais quente, mínimas entre 15 e 18 graus Celsius, com o céu a apresentar-se quase sempre limpo ou com pouca nebulosidade. Boas ondas!