Ninguém será capaz de contestar que este foi um fim de semana violento, de muita chuva, frio e ondas grandes. Nós diríamos mesmo de pleno inverno, mas sem as melhores condições para a prática de bodyboard. Vejamos então o que nos reserva esta nova semana:

SEGUNDA, 15/FEV: Em geral, mantém-se o vento norte mas agora a diminuir a intensidade. O swell também baixa para 4-3 metros de noroeste com 13 segundos de período. A norte ondas ainda pesadas de 2,5 metros, desordenadas e sem condições. Na Linha de Cascais as ondas estarão ainda de “ressaca”, mas a melhorarem. No sul mantém-se esta previsão.

TERÇA, 16/FEV: Prevê-se sol ao longo de todo o dia com vento mais fraco de nordeste (manhã) e norte (à tarde) com o swell a baixar para os 2 metros. Dia de frio, mas a norte as praias de Espinho e a Barra poderão apresentar boas condições. No centro destaque para Buarcos, mais a sul para os Supertubos, Ericeira e a Costa de Caparica. Na costa sul Vale Figueira poderá apresentar boas ondas com 1 metro.

QUARTA, 17/FEV: Regressa o mau tempo agora vindo de sul. Bastante chuva, vento e ondulação marcam o dia. A norte não há qualquer destaque. Na zona centro, apesar de se encontrar a subir, Buarcos e o Cabedelo poderão guardar alguns diamantes por polir. A sul haverá ainda algumas condições favoráveis pelo que é de confirmar São Torpes e até as praias de Sagres.

QUINTA, 18/FEV: O tempo volta a dar uma mexida, desta vez com o vento a virar para o quadrante norte servido de uma ondulação de 2,5 metros orientada de oeste-noroeste. A norte, Matosinhos poderá ser a melhor alternativa. No centro a praia dos Supertubos poderá reservar ondas de 1 a 2 metros. Por Lisboa, a praia de Carcavelos poderá debitar umas bombas de 2 metros, enquanto a praia da Torre, logo ao ao lado, proporcionará ondas de 1 metro. A sul, para fugir ao vento norte, talvez a praia da Arrifana seja o abrigo ideal com ondas de 0,5 a 1 metro.

SEXTA, 19/FEV: Dia de sol com o swell a baixar gradualmente a norte. O vento entra de nordeste de manhã, fraco, mas a aumentar ao longo do dia em toda a costa. Espinho, Mariana e a Barra são as melhores opções a norte com 1,5 metros. Mais pequeno, com 1 metro, Matosinhos contará com offshore o dia todo. No centro e no sul o swell mantém a consistência e os spots a checar ficam por conta de Supertubos e Carcavelos que poderão proporcionar ondas de 1,5 metros. A praia de Santo Amaro, apesar de mais pequeno (1m), terá ondas alinhadas e perfeitas. Na costa sul a nortada afetará muito as ondas e por isso não há qualquer destaque.


Mapa: FNMOC