O calor e o sol voltam a marcar mais um fim de semana do verão português, com garantia de boas ondas nos beach breaks mais consistentes, especialmente na manhã de domingo. Confere: 

6ª FEIRA, 14 DE JULHO

Mantém-se a nortada no último dia da semana, mas mais fraquinha de manhã. Com o swell de ONO a cair para cerca de 1,7m e 8 segundos de período, a norte os melhores spots ficarão por conta de Moledo, Afife, Aguçadoura, Leça da Palmeira, Matosinhos e Espinho com ondas entre 0,5 a 1 metro. No centro do país o cenário não é muito diferente com o vento a intensificar-se com o passar das horas e o swell a perder força. Nazaré com 1,5m, Figueira da Foz com 1 m e a Linha de Cascais com 0,5m mas offshore. A sul, alguns spots da costa Vicentina poderão revelar boas condições, agora já com menos vento. Comporta, São Torpes, Malhão, Aivados, Arrifana e Amado com ondas de 0,5 a 1 metro. Preveem-se temperaturas muito altas para este dia. 

SÁBADO, 15 DE JULHO

O vento norte volta a marcar presença, mas abranda muito, especialmente no período da manhã. À tarde o vento começa a rodar para oeste, mas ainda de intensidade fraca. Isto poderá ser garantia de bom surf em alguns dos mais consistentes beach breaks da costa portuguesa. Em todo o país, a ondulação cai até 1,5m, sendo que a norte as opções passarão por Afife, Aguçadoura, Leça da Palmeira e Espinho. No centro, as praias de Peniche viradas a norte poderão causar alguma surpresa, bem como Areia Branca, Santa Cruz, São Julião e a Praia Grande. No sul, mesmo sabendo que a ondulação caiu ligeiramente, basta cruzar a costa e escolher as melhores condições, mas sempre com ondas na ordem dos 0,5m. 

DOMINGO, 16 DE JULHO

A tendência do swell é para cair ao longo do dia, de 1,4m às primeiras horas do dia para 1,2m ao final da tarde, mas o período sobe de 8 para 10 segundos. Mantém-se o swell orientado de ONO dos últimos dias, enquanto o vento é quase nulo até ao meio dia. Muito seguramente, estarão boas condições para a prática de surf nos beach breaks mais consistentes, como, por exemplo, Afife e Aguçadoura, a norte, Foz do Arelho, Santa Rita, São Julião e Praia Grande, no centro, e Malhão e Amado, a sul. Um ou outro reef da costa oeste também poderá dar sinal. 

Ao longo destes próximos dias as temperaturas máximas oscilarão entre os 29 e 36 graus Celsius, com a sexta-feira a ser o dia mais quente, e o céu a apresentar-se limpo e o sol a brilhar constantemente. 

Boas ondas! 

Comentários