A partir de 1 de agosto ficou mais caro surfar nas Mentawai. Foi a partir dessa data que se ficou a conhecer as novas taxas implementadas pelo Departamento de Turismo do Governo das Mentawai.

A partir de agora, cada surfista estrangeiro que deseje visitar as Ilhas Mentawai deve pagar uma taxa de  um milhão de rúpias indonésias, o equivalente a 70 Euros. Esta taxa, que faz parte de um conjunto de novas regras do turismo, é válida para duas semanas e aplicável a todos os surfistas, encontrem-se eles num surf camp, numa boat trip, resort, etc. 

A mesma também pode ser estendida, mas está dependente de um pagamento adicional. Sublinhe-se, porém, que esta taxa é diferente ao visto obrigatório para entrar na Indonésia (cuja isenção está disponível apenas para alguns países). 

As entidades locais ligadas ao turismo, defendem que, a longo prazo, a medida poderá ser benéfica na medida em que irá ajudar a gerir a presença de surfistas em cada região, melhorando assim a experiência do surf nas ilhas. 

Vistorias poderão agora ser efetuadas de forma a garantir que todos os surfistas se encontram perfeitamente “legalizados” para a prática de surf. 

Assim, passará agora a ser emitido um bilhete individual que valida a permanência no local de cada surfista, que receberá também uma pulseira de identificação à prova de água. Já o pagamento da taxa poderá ser feito diretamente com os responsáveis do espaço onde se encontram que, por sua vez, fará a coordenação com o Departamento de Turismo da região.