O Sagres Surf Culture está de regresso para a sua quinta edição que terá lugar de 26 a 29 de maio na vila de Sagres. “Influências” é o tema desta edição especial de aniversário, onde se volta a celebrar a cultura do surf, desta vez com algumas das suas maiores referências internacionais. 

Os convidados são o ativista ambiental Chris Hines, o artista plástico Wolfgang Bloch, o histórico Rusty Miller, o artista contemporâneo Sandow Birk, o jornalista Júlio Adler, o multifacetado artista Andrew Kidman e o organizador do Surfilm Festibal, Sancho Rodriguez. Exposições, palestras, música e filmes darão corpo a quatro dias onde a alma da cultura do surf será objeto de partilha e reflexão.

O centro do Sagres Surf Culture será novamente o Memmo Baleeira Hotel, onde terão lugar as exposições, palestras e exibições de filmes. Destaque nestas para a apresentação de uma seleção de filmes do SAL – Surf At Lisbon Film Fest e ainda para as inéditas exibições em Portugal de duas das mais importantes obras da cinematografia do surf. O Sagres Surf Culture apresentará “Morning of The Earth” (1972), com o testemunho na primeira pessoa de Rusty Miller, um dos surfistas presentes no filme, e “Litmus: a Surfing Odyssey” (1996), este com a presença do realizador Andrew Kidmam.

Do programa constam também workshops de construção de pranchas em madeira, por José Antunes (Yoni Surfboards), e de fotografia de surf e bodyboard, por Ricardo Bravo, tendo como destinatários os alunos das escolas locais e ainda uma sessão de pintura ao vivo com a jovem artista Inês Ambrósio. O centro da vila de Sagres será palco do concerto da noite de 28 de maio com Sam Alone & The Gravediggers, The Fellow Man e Storm & The Sun. 

A entrada no Sagres Surf Culture é livre, tendo no entanto inscrição obrigatória através do site do evento. A programação completa e atualizada pode ser conhecida em Sagressurfculture.com