EN // Words & photos by Marco SantosBodyboard is everywhere. After a two months waiting period, the Ontario Bodyboard Association just got underway the first meeting of the sport in the Great Lakes – Fifthy Point in Hmilton, Toronto – with the amazing presence of 14 riders. History was made. Waves were 3 foot (bigger on the sets) and Samuel Cartaxo was the winner of the event, with Tom Paterson coming in second and Júlio Santos in third place. 

“The good vibes were obvious, everyone was happy, super excited, the waves were amazing, everybody respected each other and by the time that we all got in the water the rain stopped. We strongly believe that all the stars were aligned so we could all have such an historical gathering.”


PT // O Bodyboard está em todo o lado. A Ontario Bodyboard Association é uma associação sem fundos lucrativos formada am agosto de 2019. Esta associação foi formada com o intuito de promover o desporto e a cultura Bodyboard no Canadá e principalmente nos grandes lagos.

Foi formada por dois bodyboarders portugueses e um francês que emigraram para o Canadá, se sediaram em Toronto e aos poucos foram-se deparando com o potencial das ondas nos lagos (Great Lakes). Decidiram então formar esta associação com o intuito de realizar campeonatos de bodyboard e obter impacto na sociedade e na comunidade de surf existente, quer a nível social e cultural.

O campeonato só aconteceu após dois meses de espera devido à mãe natureza, porque para se surfar nos lagos é preciso haver vento, muito vento e frio. Por isso, a melhor época de surf nos lagos é o outono e o inverno.

A Ontario Bodyboard Association garantiu a presença de 14 atletas locais, no qual o campeonato acabou por ser mais como que uma reunião de bons amigos e o desfrutar de condições muito boas para um dia de inverno, onde se verificaram ventos de este com 65km/h, uma temperatura de -2 graus e a sensação térmica de -5. A prova realizou-se no parque nacional com o nome de Fifthy Point em Hmilton, Toronto. As ondas rondaram o bom metro de altura com sets maiores.

View this post on Instagram

So much stoke and great memories.

A post shared by Gordon (@bodyboardshaka) on

A iniciativa contou com o apoio de duas surf shops locais (Surf the Greats e Surfontario) e outros surfistas da região, sendo que os cinco primeiros classificados receberam prémios – o quinto lugar recebeu uns tampões da Surfears; o quarto um poncho da All-in; o terceiro uma handplane da Enjoy; o segundo uma prancha da Waveskatepro boards e o primeiro um voucher da marca de fatos Hyperflex.

O grande vencedor foi Samuel Cartaxo, seguido de Tom Paterson e Júlio Santos, em segundo e terceiro lugar, respetivamente. Vale salientar que Júlio e Samuel são fundadores da associação. A Ontario Bodyboard Association é a primeira associação de bodyboard em Toronto e do Canadá a organizar o primeiro encontro de bodyboard nos lagos. 


Texto & fotografia de Marco Santos | Instagram

Comentários