Realizou-se entre os dias 19 e 21 de maio, o Campeonato Nacional de Desporto Escolar de Surf que engloba as cinco categorias de Surf Juvenis, Bodyboard Open, Surf Feminino Open, Surf Iniciados e Skimboard, integrado no festival de surf “Wave Series”.

Esta prova teve na competição os alunos praticantes de “Surfing” das escolas das diferentes regiões, DSR Algarve, DSR Alentejo, DSR Lisboa e Vale do Tejo, DSR Centro e DSR Norte num total de 71 participantes. 

A competição foi avaliada por juízes-alunos do desporto escolar e orientados pelos técnicos da Federação Portuguesa de Surf convidados para o evento, contou ainda com a colaboração dos alunos voluntários da Escola Secundária Inês de Castro (Canidelo, V.N.Gaia).

Na categoria Bodyboard, Joel Rodrigues (DSR Norte) foi o primeiro classificado, deixando em segundo lugar José Silva (DSR Norte) seguido de Pedro Viegas (DSR Lisboa Vale Tejo), em terceiro, e, na quarta posição, Jacinto Pascoal (DSR Norte).

O campeonato começou na sexta-feira à tarde e terminou no domingo por volta das 12h, tendo sido realizadas 42 baterias entre todas as categorias, aproveitando as esquerdas e direitas da Praia Internacional do Porto.

Salienta-se ainda o excelente comportamento de todos os alunos envolvidos, quer dentro quer fora de água, numa organização do Desporto Escolar com a colaboração da Onda Pura e a Associação Onda do Norte. A prova contou ainda com os apoios da Capitania de Leixões, Câmara de Matosinhos, Junta de Freguesia de Leça da Palmeira, Sistema de Salvamento Balnear e Polícia de Segurança Pública.

Comentários