Foi durante o fim de semana que teve lugar o Peniche Bodyboard Meeting, a primeira etapa do Circuito Nacional de Bodyboard 2019 que se realizou em boas ondas de até 1,5 metros no Pico da Mota, zona norte da península conhecida pela sua consistência. 

Ricardo Rosmaninho, Joana Schenker e Luís “Porkito” Pereira saíram vencedores das categorias Open, Feminino e Dropknee, respetivamente, nesta que foi a etapa inaugural do circuito.

No que diz respeito à competição em si, destaque para Joel Rodrigues, de 14 anos, que não só relegou Daniel Fonseca para o segundo lugar do Heat onde esteve envolvido nos 1/4 de final, como afastou ainda de prova o sempre favorito e multicampeão nacional Manuel Centeno. 

“Não estava à espera de passar este heat mas apanhei as melhores ondas e consegui. Quanto ao circuito, não tenho grandes expectativas, apenas posso dizer que vou dar o meu melhor”, comentou o jovem bodyboarder que está a ser formado no Clube Naval Povoense.

Chegados à final Open Ricardo Rosmaninho mostrou atitude e desempenho, tendo conseguido notas na casa dos 8 e 7 pontos que asseguraram o primeiro lugar no campeonato. Daniel Fonseca desta vez foi segundo, Miguel Adão terceiro e Dino Carmo fechou o pódio em quarto lugar. 

O vencedor, agora assumido candidato ao título, disse:

“Estava muito nervoso mas comecei bem o heat e tudo se tornou mais fácil. Depois daquela onda de oito percebi que só faltava mais uma boa onda para ganhar. Com esta vitória, ganha ainda mais força o meu sonho de ganhar o Nacional e estou com fé que este é o ano”.

No Feminino Joana Schenker mostrou-se imparável e começou a defesa do título nacional da melhor maneira com uma estrondosa vitória. Mariana Rosa, apesar da boa réplica, foi segunda classificada, Teresa Almeida terceira e Madalena Padrela quarta. 

Na final Dropknee as condições de mar baixaram de qualidade e dificultaram a atuação dos bodyboarders, mas, com alguma surpresa, Luís “Porkito” acabaria por sair vencedor frente a Hélio Conde “Laranja”, sem sobra de dúvida o grande favorito à vitória em Peniche. Nicolas Rosner foi terceiro e Miguel Adão quarto classificado. 

O Circuito Nacional segue agora para a Costa de Caparica onde, a 13 e 14 de abril, decorrerá a segunda etapa, mais uma vez, com as categorias Open, Feminino e Dropknee.

Até lá!