Em menos de uma semana, dois eventos mostraram a força do Bodyboard num ano que ficará marcado na história do desporto do Paraná (Brasil). Tudo começou com mais uma edição dos Jogos de Aventura & Natureza no Balneário Ipanema, um evento válido como a terceira etapa do Circuito Paranaense de Bodyboarding 2019, o qual, mais uma vez, contou com uma grande estrutura para receber atletas de vários estados nas areias e nas ondas do município de Pontal do Paraná.

Uma semana depois, outro evento demonstrou o poder da modalidade, mesmo após mais uma etapa marcante do Circuito Estadual: o Festival Cultural Radical. O evento especial, que já é tradição em Matinhos, uniu o bodyboard a diversas outras modalidades no Balneário Riviera. O bodyboard do Paraná vive definitivamente o melhor momento de sua história recente. 

Jogos de Aventura & Natureza

Após três anos o Circuito Estadual de Bodyboarding voltou a Pontal do Paraná, com uma etapa no local que indiscutivelmente é o maior celeiro de atletas da modalidade: o Balneário Ipanema. A terceira etapa do Circuito Paranaense, foi realizada em conjunto com os Jogos de Aventura & Natureza, iniciativa multidesportiva do Governo do Paraná. O evento foi realizado na “casa” do Centro de Treinamento de Bodyboarding de Ipanema (CTB), que há algumas gerações vem moldando atletas que dominam as principais categorias do Estadual, além de outros eventos por todo o Sul do Brasil. 

O principal expoente da atual geração é o pontalense Leandro Gonçalves. “Nativo” do Balneário Shangrilá, e com sangue indígena correndo nas veias, Leandro estreou neste ano na categoria Elite Masculino, já figura entre os tops da modalidade. Nesta que foi a terceira etapa do Circuito Paranaense 2019, Leandro garantiu a sua segunda vitória e agora é o líder isolado do ranking da categoria.

Outro exemplo da força de Ipanema é Jailton Camargo, que correndo em casa, conquistou mais uma etapa do Paranaense, por sua vez, na categoria Open. Jailton entrou nas ondas pontalenses como líder do ranking de sua categoria, e ao sair se isolou ainda mais no topo de sua divisão. O pontalense está prestes a seguir Leandro, e ser o próximo atleta do Balneário Ipanema a se juntar aos principais atletas do estado já na próxima temporada.

Nas categorias de base, Roger Fusculin também deu show no Balneário Ipanema. O pequeno atleta pontalense, que já vem acumulando milhagens no Circuito Brasileiro, confirmou a boa fase com uma performance estrondosa nas ondas do seu “quintal”, e inverteu a posição no ranking da categoria Sub-16 com seu amigo Cezar Brito, também de Ipanema. Já na Sub-12, uma nova leva de atletas formados no CTB, iniciou sua participação em competições oficiais, com destaque para Antony Otávio, que mostrou segurança no domínio de seu bodyboard nas ondas de Ipanema.

Se Pontal do Paraná viu seus atletas dominarem o topo do pódio em 4 categorias, coube aos atletas de Paranaguá garantir vitórias nas categoria Open Feminino e Master. O experiente Rogério Silva, mostrou que está em grande forma, e levou sua terceira vitória na temporada. Já Isa Nunes, vice no ranking nacional, conquistou mais uma vitória no Estadual e é virtualmente a campeã paranaense da temporada 2019. Basta apenas entrar na água na última etapa do Circuito para confirmar mais um título.

Festival Cultural Radical

Pelo quarto ano consecutivo, o Festival Cultura Radical marcou mais um evento sensacional no  Município de Matinhos. E o evento cresceu! Desta vez, o bodyboard, o surf e o skate também tiveram a companhia de competições de basquete de rua, jiu-jitsu e capoeira, tudo regado a muita música ao vivo no Balneário Riviera. Devido à proximidade com etapa do Circuito Paranaense, o evento aconteceu de maneira independente, apenas na categoria Open, mas as altas ondas que quebraram no Riviera fizeram com que a “Special Session” de bodyboard fosse épica. Quem levou a melhor foi o matinhense Paulo Henrique, um dos líderes do Circuito Estadual, e que “quebrou a vala” da forma mais radical possível, honrando o nome e a tradição do evento cultural matinhense.  

Temporada paranaense será encerrada com chave de ouro em dezembro

Nos dias 7 e 8 de dezembro acontecerá a “Final Heat” do Circuito Paranaense de Bodyboarding 2019, um evento que promete ser o maior da temporada, pois acontecerá junto ao Sul-Brasileiro de Bodyboarding. A iniciativa, da lenda do bodyboard, Sanderson Trevisan, reunirá a nata do desporto dos três estados do Sul do Brasil e irá agitar as ondas da Praia Brava de Matinhos, com os 2000 pontos válidos para o ranking paranaense. Um evento imperdível!

Comentários