Habituado a percorrer o mundo à procura das melhores ondas, o bodyboarder Hugo Pinheiro acredita ter encontrado uma verdadeira pérola junto ao Farol do Bugio, no estuário do Tejo. A vivência de um sonho que se transformou numa surpreendente realidade é a essência de um documentário que o atleta da Costa de Caparica conta brevemente revelar ao mundo. Uma experiência partilhada com o Campeão Europeu Pro Junior e Tricampeão Nacional de Surf Vasco Ribeiro.

Acabado de chegar de Marrocos, onde disputou a última etapa do ETB, Hugo Pinheiro é há muito uma referência do desporto nacional. Não fizessem as ondas parte da sua vida há mais de 20 anos, com uma longa carreira recheada de sucessos desportivos onde se destaca a conquista de cinco títulos de Campeão Europeu de Bodyboard. Paralelamente à competição, o atleta da margem sul tem percorrido o mundo sempre à procura das melhores ondas. E se a onda de todos os sonhos estivesse, afinal, mesmo à porta de casa? Este é precisamente o ponto de partida de um documentário que se encontra neste momento a ser produzido e que o atleta pretende apresentar em breve, revelando aquele que promete ser um dos segredos mais bem guardados da costa portuguesa…

Apostando em surpreender o público, o atleta não esconde o seu entusiasmo: “Como bodyboarder e apaixonado pelo mar tenho percorrido o mundo em busca das melhores ondas, mas desta vez parece que todos os meus sonhos se tornaram realidade mesmo à porta de casa! Há muitos anos que estou de olho na onda do Farol do Bugio e agora tenho finalmente todos os meios para a poder explorar. Tem sido uma experiência muito gratificante procurar informação e estudar uma onda que existe em Lisboa perante os olhos de todos, mas que ainda muito poucos tiveram a oportunidade de a viver.”

A onda situa-se no estuário do Tejo nas proximidades do Farol do Bugio e, segundo Hugo Pinheiro “tem caraterísticas únicas.” Tendo em conta o potencial desta onda não só para o bodyboard mas também para o surf, Pinheiro convidou um dos mais jovens talentosos surfistas da atualidade – o Campeão Europeu Pro Junior e Tricampeão Nacional Vasco Ribeiro; “Fiquei muito contente com este convite e só posso dizer que a onda tem mesmo um potencial incrível…”

Num enorme desafio técnico e humano, dada a dificuldade em surfar e registar a onda em questão, o documentário “Mar da Calha” deverá ser apresentando ao público em breve.