O exemplo do trabalho social desenvolvido pela Associação Bodyboarding Kamikaze, que opera no Guarujá, São Paulo, Brasil, é um dos que merece ser enaltecido e partilhado com a comunidade.

Composta por bodyboarders, a ABK tem como objetivo oferecer uma perspetiva de vida diferente para crianças e jovens de todas as comunidades carentes da região onde se encontra. 

Em 2020 a ABK completa quatro anos de existência e contabiliza aproximadamente 100 alunos com idades compreendidas entre os 8 e 25 anos de idade. A mesma está situada no Município do Guarujá e no seu projeto podemos encontrar o bodyboard como um meio para a inclusão social dos jovens na cidade. 

“Embora em 2019 tenhamos conseguido toda a regulamentação documental, o projeto ainda não conta com apoio governamental e depende totalmente de doações para prosseguir”, refere Lucas Conceição, um dos responsáveis e também um dos fundadores da Associação em conjunto com Altamir Costa. 

Neste momento, a ABK tem dois tipos de objetivos bem distintos, os que considera simples e mais humildes, e os grandiosos. No que diz respeito aos simples, alguns já estão a ser levados a cabo, como o Projeto Meio Ambiente, eventos e campeonatos em que participou, ações de lazer e diversão, doações de sangue, realização de eventos, entre outros. Outros dependem apenas de um recurso mínimo, como uniformes para a equipa de voluntários e equipamento para a prática desportiva. 

Já os objetivos grandiosos dependem de um grande recurso que permita encontrar uma sede onde se possa contratar um professor e dar aulas de reforço escolar. Uma vez que se tratam de famílias carenciadas, o objetivo da ABK também passa por oferecer todos os meses aos encarregados de educação uma cesta com produtos básicos. Expandir a escola a outras praias da cidade, levar a equipa de atletas a competir no circuito brasileiro e outras competições, ajudar em projetos sociais, também fazem parte da lista de coisas a fazer. 

Ficam algumas imagens que retratam bem o espírito e o trabalho desenvolvido pela Associação Bodyboarding Kamikaze.

Para ajudar e colaborar, contactar – tel: 981987504 | email: associacaoabk@hotmail.com 

Comentários