A Praia do Mirante, em Santa Cruz, terá um papel decisivo a desempenhar nos títulos nacionais de Bodyboard Open e Feminino, com a nata da modalidade a deslocar-se até aquela que é considerada uma das praias mais consistentes do país no que a ondas diz respeito. Um evento que decorre em Santa Cruz pelo segundo ano consecutivo e que nasce de uma grande aposta da Associação SEALAND e da autarquia local.

Com a luta pelo título nacional open ao rubro, com Daniel Fonseca a liderar por magra margem face a Dino Carmo e com Miguel Adão, Manuel Centeno e Ricardo Rosmaninho ainda à espreita.

Daniel Fonseca, que lidera o ranking por pouco mais de 20 pontos e se assume como candidato à vitória, está otimista para a etapa de Santa Cruz, numa onda que conhece bem: “Conheço bem as ondas de Santa Cruz, já lá surfei muitas vezes e a maioria dos campeonatos que lá fiz correu-me bem. Sei que é uma etapa importante para o título e vou tentar por tudo ganhar.”

Já no feminino, a campeã nacional Joana Schenker, que já leva duas vitórias em outros tantas etapas, parece inexoravelmente lançada para o sexto título nacional.

Conhecimento local

Apesar de Santa Cruz não ter produzido nenhum campeão nacional para a modalidade, os seus bodyboarders locais são conhecidos pelo talento e apetência para ondas de consequência. Um dos mais versáteis deste lote é Bernardo Tomé (foto no topo), de 31 anos, que confessa que o que lhe dá mais “pica” é surfar em casa com os amigos na plateia:

“Competir aqui é o que me dá mais ‘pica’, é onde me solto mais. Já fui aos quartos de final do Nacional a surfar em Santa Cruz. Nunca cheguei à final porque falta-me a consistência e o foco. Na verdade, é ao contrário: quando estou mais relaxado e até ‘desmazelado’ é quando me sinto melhor e tenho melhores resultados.”

Quanto ao conhecimento local e às expectativas de um bom campeonato, Bernardo não tem dúvidas: haverá boas ondas. “Podemos esperar ondas com muito ‘power’. Santa Cruz é, a par da Nazaré, dos sítios da nossa costa que recebe mais ondulação. Podemos contar com bons tubos e rampas para o campeonato”, garante o experiente local.

Entretanto a SEALAND já revelou o primeiro wildcard local, Tiago Prudêncio “Zimbral” (em baixo), prometendo mais revelações e novidades para breve.

Para seguir atentamente nos dias 18 e 19 de maio.