Mariana Machado conquistou, pela quinta vez consecutiva, o Campeonato Nacional Universitário de Bodyboard para a Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE). No masculino, assim como no coletivo, a Universidade Católica Portuguesa do Porto (UCP-CRP) destronou a campeã Universidade do Porto (U. Porto). Diogo Lamares levou o ouro masculino na prova que decorreu no passado dia 30, na praia de Leça da Palmeira, organizada pelo Instituto Politécnico do Porto (IPP). 

Na prova feminina, 12 atletas disputaram os 1/4 de final, onde desde logo se destacaram Filipa Fernandes e Gabriela Moreira da U. Porto, Mariana Machado (AAUE) e Alice Paiva (IPP), que terminaram em 1º lugar das suas baterias. De cada bateria, aprovaram-se ainda as segundas melhores, levando assim Ana Paiva do IPP, Meiriellu Jesus e Catarina Moura da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), e Mafalda Peixoto do Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém) às meias-finais.

Nas meias finais, Mafalda Peixoto ultrapassou a campeã nacional universitária, que acabou por se apurar para a final em 2º lugar. Na segunda meia final, as colegas de equipa da Universidade do Porto fizeram melhor pontuação que Ana Paiva e Meirielly Jesus, garantindo assim, pelo menos uma medalha para o clube.

Na final, Mariana Machado não se deixou ficar para trás e sagrou-se, pelo quinto ano consecutivo, campeã nacional universitária de Bodyboard. A Universidade do Porto venceu a medalha de prata, protagonizada por Gabriela Moreira, que se adiantou a Mafalda Peixoto do IPSantarém (3º lugar) e à colega de equipa Filipa Fernandes. 

Na prova masculina, Diogo Lamares, bronze na época anterior, tirou o topo do pódio a Bernardo Machado, da U. Porto, que acabou por terminar este ano em 4º lugar. João Veloso e José Canudas garantiram a prata e o bronze, respetivamente, também para a UCP-CRP.

Vinte e dois atletas foram, bateria a bateria, sendo eliminados, enquanto os melhores se apuravam para os 1/4 de inal. Esta prova já determinava que o pódio iria para o Norte. Em prova continuavam cinco atletas da U. Porto, três da UCP-CRP, três do IPP e um da AAUM. Este último foi eliminado nos quartos, entregando então o pódio todo à cidade invicta.

Na meia final, a Universidade do Porto ainda se fazia representar por três atletas – Bernardo Machado, Filipe Maçães e André Matias – assim como a UCP-CRP – João Veloso, José Canudas e Diogo Lamares – e dois do IPP – Eduardo Pilar e Tiago Gomes. Nesta etapa, a Católica sobrepôs-se aos adversários e apurou os seus três participantes, sendo o último lugar da final conquistado pelo campeão nacional universitário da modalidade na época anterior, Bernardo Machado.

No pódio coletivo, a UCP-CRP voltou a tirar o título à U. Porto, com uma vantagem de dez pontos. Este foi também o número de pontos que distanciou a 2ª classificada do IPP, vencedor do bronze. A AAUM terminou a prova com 66 pontos.

Comentários