Aproveitando a vinda do Circuito Mundial de Bodyboard (APB Tour) à cidade de Viana do Castelo, o Centro de Formação Desportiva de Surf da Escola Secundária de Monserrate, conjuntamente com a Associação Onda Norte – Viana, organizou duas atividades relacionadas com esta modalidade para os seus alunos.

Assim, no domingo, dia 24 de setembro, em parceria com a Acrobatic Bodyboard School, realizou-se uma aula de bodyboard com os atletas brasileiros Sócrates Santana (bicampeão mundial Junior) e Matheus Bastos, onde estiveram alunos da ABS e do Desporto Escolar da Escola Secundária de Monserrate.

No dia seguinte, realizou-se no auditório da escola a palestra “Ser um bodyboarder profissional – a realidade portuguesa vs. a realidade estrangeira”, onde o português, Miguel Adão, os brasileiros Sócrates Santana e Matheus Bastos, e o australiano Lewy Finnegan relataram a uma plateia com 180 alunos a sua vida de bodyboarders, nomeadamente, como se iniciaram na modalidade e as suas experiências enquanto competidores do Tour Mundial. 

Foi possível constatar as diferenças entre a realidade australiana e a portuguesa, sendo igualmente marcante o relato de vida dos atletas brasileiros, que graças ao bodyboard conseguiram dar um rumo saudável à sua vida.

Estas duas atividades só foram possíveis graças ao patrocínio do Crédito Agrícola – Caixa do Noroeste.