O evento mais perfumado do Bodyboard mundial e do Surf nacional, em 2017, designa-se Miss Activo Cup. Uma dúzia de edições depois, uma nova era começa, sendo certo que as particularidades que fizeram deste evento da Associação de Surf de Aveiro uma referência a nível mundial se mantêm em permanente melhoramento.

A 13.ª edição arranca a 5 de agosto, terminando no dia 9, e como habitualmente decorrerá na praia da Costa Nova, em Ílhavo.

O programa para 2017 volta a integrar três competições: Campeonato Nacional de Surf Feminino (Liga MEO Surf, promovida pela Associação Nacional de Surfistas), Campeonato Nacional de Bodyboard Feminino (Federação Portuguesa de Surf) e o Campeonato Europeu de Bodyboard Feminino, do ETB – European Tour of Bodyboard da European Surfing Federation. 

Conhece o programa

Sábado, 5 de agosto: Realiza-se a prova de qualificação para o Campeonato Nacional de Surf, havendo ainda, à margem da competição, uma ação de formação para o auxílio ao salvamento, empreendida pelo Instituto Nacional de Socorros a Náufragos, designado “Salva Surf”. Paralelamente, haverá experiências de Surf e de Bodyboard gratuitas e também de Slackline… sem custos para o utilizador!;

Domingo, 6 de agosto: Disputa-se o quadro principal do Campeonato Nacional de Surf. Recorde-se que a Costa Nova tem consagrado a campeã nacional de Surf nos últimos anos. Ao longo do dia haverá diversas experiências de Surf e de Bodyboard e também de Slackline;

2ª Feira, 7 de agosto: Têm início as competições de bodyboard com a disputa do Campeonato Nacional de Bodyboard Feminino. Paralelamente, haverá experiências de Surf a utentes de algumas Instituições Particulares de Solidariedade Social do município de Ílhavo, para além das habituais para os veraneantes que decorrem todos os dias (Surf e Bodyboard e Slackline);

3ª Feira, 8 de agosto: Entram na água as melhores bodyboarders da Europa à procura da vitória no Campeonato Europeu de Bodyboard Feminino com as primeiras fases da competição, repetindo-se a dose de experiências gratuitas de Surf e de Bodyboard e de Slackline;

4ª Feira, 9 de agosto: O último dia está reservado às decisões quanto à Miss Activo Cup 2017, ou seja, a vencedora da competição europeia de bodyboard feminino. Este é também o último dia que o público tem para aproveitar as experiências gratuitas de Surf e de Bodyboard e ainda de Slackline. Por fim, o campeonato mais feminino do Bodyboard mundial e do Surf nacional despede-se com a tradicional Festa de Encerramento, que decorrerá na discoteca Estação da Luz, em Aveiro.

Dando continuidade a uma iniciativa que vem de outros anos, a Associação de Surf de Aveiro, em parceria com o ActivoBank, irá entregar um euro por cada onda surfada durante as competições ao Lar das Mães Solteiras (IPSS de Ílhavo), a chamada Onda Solidária. Em 2016, o Lar das Mães Solteiras recebeu das mãos da organização 444 euros, por tantas outras ondas surfadas.

A organização está apostada em fazer a melhor edição de sempre, desígnio que já a acompanhou nas 12 edições anteriores, e assim o mar da Costa Nova cumpra a sua parte. Em 2016 a grande vencedora foi Joana Schenker.