O Madeira Bodyboard Girls Experience (MBBGE) regressa de 6 a 11 de outubro e integra pela primeira vez uma prova do Europeu de Bodyboard Feminino (ETB 2015), que atrairá à região campeãs como Alexandra Rinder (Ilhas Canárias), Isabela Sousa (Brasil) e Joana Schenker (Portugal). A organização do evento estima reunir cerca de 60 atletas e entusiastas do Bodyboard, num programa que conjuga a promoção da modalidade com a descoberta da “onda da Madeira”, para uma experiência de turismo ativo dedicada à valorização da mulher no universo desportivo.

O MBBGE é um evento anual dedicado à promoção do Bodyboard feminino e da Madeira como um destino de excelência para a prática desta modalidade. Destaca o papel da mulher no desporto, valorizando a iniciação desportiva das jovens e a sua capacitação competitiva em ambientes saudáveis, com paridade e fairplay.

É organizado pela A.S.R.A.M. – Associação de Surf da Região Autónoma da Madeira, em parceria com o Ludens Clube Machico e tem como mentoras as campeãs de Bodyboard Carina Carvalho e Catarina Sousa.“O meu percurso desportivo permitiu-me praticar Bodyboard em vários pontos do globo e tenho a certeza que sou uma atleta privilegiada. Vivo numa ilha que oferece condições excecionais para praticar este desporto, graças à qualidade das ondas, à temperatura da água, clima ameno e, é claro, à própria beleza natural e riqueza cultural”, sublinha Carina Carvalho.

Os atrativos da ilha Madeira e o formato ímpar do MBBGE, que conjuga a promoção da prática da modalidade e a competição desportiva com atividades turísticas, de lazer e responsabilidade social, despertaram o interesse da European Surfing Federation (ESF) que propôs a realização de uma prova do Europeu de Bodyboard Feminino (ETB 2015) durante o MBBGE 2015. “Criámos o MBBGE porque queremos partilhar a nossa ilha com atletas de todo o mundo, entusiasmar mais raparigas a experimentarem esta modalidade e a competirem. Acolher uma prova do Campeonato Europeu é assim um importante reconhecimento do nosso trabalho e atesta o potencial de projeção do destino Madeira no circuito dos desportos de ondas”, comenta Carina Carvalho, campeã madeirense e coorganizadora do MBBGE.

A prova do ETB 2015 decorre nos últimos dois dias do evento, 10 e 11 de outubro, na Praia da Fajã D´Areia em São Vicente e já tem confirmadas participações de campeãs nacionais e internacionais, com destaque para a espanhola Alexandra Rinder, Campeã Mundial 2014, a brasileira Isabela Sousa, Campeã Mundial 2013, e a portuguesa Joana Schenker, Campeã Europeia 2014. Além das campeãs, todas as atletas que desejem aperfeiçoar a sua técnica ou experimentar as emoções do Bodyboard nas ondas da Madeira podem inscrever-se no evento e participar no Bodyboard trip do MBBGE, que além da componente desportiva é alargado a atividades de cariz lúdico e social, como passeios e visitas guiadas, experiências gastronómicas, ações de limpeza de praias e recolha de donativos para associações sem fins lucrativos.

Comentários