Jared Houston, atleta sul-africano que reside atualmente em Porto Rico, venceu ontem o Nazaré Pro 2015, quinta etapa válida para o Circuito Mundial de Bodyboard (APB World Tour) que decorreu na Praia do Norte desde o passado dia 29 de setembro. Tristan Roberts, também da África do Sul, terminou em segundo lugar, seguido de Amaury Lavernhe (3º), campeão mundial em título, da Ilha Reunião, e Pierre-Louis Costes (4º), de França.

Numa manhã em que o temporal se abateu sobre a costa, a equipa técnica do evento e os atletas deram o seu melhor nas ondas da Praia do Norte e disputaram, com grande empenho, as últimas fases da competição: 1/4 de final, meias-finais e final. De parabéns está também o público, cerca de três centenas de adeptos ferrenhos do bodyboard, que não arredaram pé da praia e vibraram com as manobras realizadas pelos melhores riders do momento.

Durante seis dias passaram pela Praia do Norte alguns dos nomes mais conhecidos desta modalidade, com vários títulos mundiais, vindo de vários pontos do globo, mas o mais importante é que todos ficaram a conhecer as ondas perfeitas e as caraterísticas únicas desta fantástica praia da Nazaré, ficando assim mais uma vez comprovada a versatilidade e consistência das ondas da Praia do Norte, numa semana em que, praticamente, não houve ondas de norte a sul do país.

Quanto às representações lusas ainda em prova neste derradeiro dia, Pedro Correia não superou o desafio dos 1/4 de final e ficou-se pelo 13º lugar. Já Ricardo Rosmaninho, Manuel Centeno e Dino Carmo avançaram até às meias-finais onde viriam a ser eliminados. Mesmo assim é de enaltecer o bom desempenho dos atletas portugueses que se traduziu ainda num sétimo posto para Ricardo Rosmaninho e num excelente quinto lugar partilhado por Dino Carmo e Manuel Centeno.

Já no setor feminino, Ayaka Suzuki foi a grande vencedora do Nazaré Pro 2015. A japonesa bateu na final a brasileira Isabel Sousa, enquanto Alexandra Rinder revalidou o título mundial com apenas 17 anos.

Sobre esta edição inaugural do Nazaré Pro 2015, Walter Chicharro, Presidente da Câmara da Nazaré, felicitou todos os atletas e acompanhantes que estiveram na Nazaré durante estes últimos seis dias de competição, afirmando que o “Nazaré Pro 2015 foi mais um grande evento de ondas, que deu a conhecer a potencialidade das ondsa da Nazaré assim como a sua versatilidade para os vários desportos de ondas, o que foi, aliás, reconhecido pela própria APB ao ter inserido esta vila no seu calendário restrito de prova”.

Após a cerimónia de entrega de prémios, que decorreu na tarde de ontem no novíssimo CAR Surf da Nazaré (Centro de Alto Rendimento), mais uma boa novidade: a Empresa Municipal Nazaré Qualifica e a APB – Association of Professional Bodyboarders formalizaram um acordo de parceria para o período 2016-2019, assegurando assim a continuidade do evento mundial nas ondas da Nazaré e da Praia do Norte para os próximos quatro anos. Wow!

VÍDEOS highlights de todos os dias aqui.

Comentários