O Itacoatiara Pro, terceira etapa da APB Tour em 2016, foi confirmado para o mês de junho e encontra-se a completar agora cinco anos de existência. Entre os dias 16 e 26, a nata do bodyboard internacional irá competir na cidade de Niterói, considerada a melhor praia para sediar eventos da modalidade no país. E este ano o evento está repleto de novidades, sendo a maior delas a inclusão da categoria Profissional Feminino.

“O Itacoatiara Pro é tradição e o bodyboarding é um esporte muito forte em Niterói. Ficamos muito felizes em apoiar esse evento que fomenta toda a região e o turismo com a vinda de tantos atletas. Terá sempre o nosso apoio”, realça o secretário de Esporte e Lazer do município, Bruno Souza. O evento será realizado pelo quinto ano consecutivo com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Niterói e irá oferecer cerca de 25 mil euros em prémios.

Depois de passar por Pipeline, no Havai, e recentemente por Teahupoo, no Taiti, o circuito mundial passa por terras brasileiras. No entanto, algo diferente das duas primeiras etapas do ano, a prova de Itacoatiara traz novidades para o Tour. Além dos melhores atletas masculinos, o evento será também o primeiro do ano a receber os atletas Pro Junior, que tem como atual campeão mundial Sócrates Santana, além da inclusão do Profissional Feminino, que, assim como os menores de 18 anos, fará sua estreia este ano no calendário de eventos oficiais da APB.

No Feminino Pro a expetativa é grande, pois o Brasil sempre foi um país com muitos títulos mundiais nesta categoria e entre as favoritas ao título estão Neymara Carvalho, pentacampeã mundial, Isabela Sousa, tricampeã da APB Tour, além, claro, da atual bicampeã mundial, Alexandra Rinder, das Ilhas Canárias.

Na última edição do Itacoatiara Pro, o campeão foi Amaury Lavernhe, da Ilha Reunião, enquanto o havaiano Tanner McDaniel venceu a Pro Junior, superando Matheus Bastos numa final incrível. O local Kalani Lattanzi, que ficou em terceiro lugar, foi o brasileiro com o melhor desempenho. 

Lista de campeões: 

2012: Dave Winchester (Austrália)

2013: Amaury Lavernhe (Ilha Reunião)

2014: Jared Houston (África do Sul)

2015: Amaury Lavernhe (Pro Men) e Tanner McDaniel (Pro Junior)


Fotografia: Tony d’Andrea

Comentários