Hoje estamos a celebrar Dia da Terra, numa altura francamente especial uma vez que uma boa parte da população se encontra de quarentena e confinada às paredes de sua casa devido ao surto da COVID-19. Nesse sentido, esteja onde estiver, convidamo-lo a celebrar este que é o dia por excelência da casa de todos nós – o Planeta Terra. 

Reveja algumas máximas que já deveria ter adotado para o dia-a-dia: 

#1
Utilize os transportes públicos, use a bicicleta, caminhe ou partilhe as viagens de carro para o trabalho. Estas alternativas melhoram a sua saúde e ajudam a diminuir a emissão de gases poluentes para o ambiente.

#2
Proteja os animais em vias de extinção. Promova o consumo responsável e não compre produtos fabricados a partir de espécies em vias de extinção (ou de qualquer espécie).

#3
Adote uma política sustentável, execute boas práticas ambientais e esforce-se por aplicar os 5R’s (em casa ou no trabalho): 

  • Repensar os hábitos de consumo;
  • Reduzir a geração de lixo;
  • Reaproveitar os objetos;
  • Reciclar materiais para transformar em novos produtos;
  • Recusar o uso de produtos que geram alto impacto ambiental.

#4
Cuide das praias. Se gosta de surf, de mergulho ou simplesmente relaxar na praia, assegure-se sempre de que deixa o espaço limpo. Explore e desfrute dos oceanos sem interferir com a vida selvagem, sensibilize o próximo para a necessidade de respeitar a vida marinha e, sempre que possível, participe em ações de limpeza.

#5
Consuma menos plástico. Substitua os sacos de plástico pelos ecobags (feitos de algodão ou outros materiais considerados sustentáveis). Os sacos de plástico demoram mais de 300 anos para se decomporem e nos oceanos são uma ameaça a diversas espécies, matando anualmente dezenas de milhares de criaturas marinhas. Limite o seu impacto, prefira uma garrafa de água que possa reaproveitar, acondicione os alimentos em recipientes reutilizáveis, leve consigo um saco de pano ou outro reutilizável quando for às compras. 

#6
Consuma peixe conscientemente. Os benefícios do peixe são inúmeros e muito bem-vindos para a saúde. No entanto, na altura do verão, vemos algumas espécies de peixes – como a sardinha, por exemplo – à venda antes da sua época. Isto significa que a sua pesca está a ser feita de forma desregulada. Evite comprar desenfreadamente. 

#7
Plante uma árvore e devolva à Natureza tudo o que ela nos dá.  Os benefícios passam por purificar o ar, valorizar a terra e criar mais sombra. Ajude a reverter o impacto ambiental criado pelo Homem.  

#8
Procure saber mais sobre os Oceanos e a Vida Marinha. Toda a vida na Terra está ligada aos oceanos e aos seres que os habitam. Quanto mais aprender sobre os desafios que enfrenta este sistema vital, mais se empenhará na defesa da sua sustentabilidade. Por isso, partilhe o conhecimento para educar e inspirar outros.

#9
Ajude a limpar a praia através de pequenos gestos. Todos nós que passamos muito tempo na praia, seja na prática de surf, a dar longos passeios ou a fazer uma outra atividade, podemos ajudar o ambiente através de pequenos gestos. Basta que, por exemplo, recolha três peças de lixo sempre que esteja a sair da praia para casa. Um pequeno gesto, uma regra bem simples que pode adotar, que faz toda a diferença e contribui para um Mundo melhor. 

#10
Invista tempo em iniciativas ambientais. Procure informação e tenha sempre um olhar crítico para verificar novas oportunidades que contribuem para a preservação ambiental. No seu dia-a-dia, em casa ou no trabalho, a execução de boas práticas minimiza o impacto no meio ambiente, melhora e contribui para a preservação do mesmo. 

#EarthDayEmCasa

Comentários