Há cerca de 10 dias atrás, Michael “Eppo” Eppelstun deixou saber, através do Instagram, que em breve iria embarcar numa viagem pela Europa durante dois meses. Pois bem, o “aussie”, que é um dos ícones mundiais do desporto e uma das maiores figuras do bodyboard australiano, o primeiro bodyboarder da Austrália a sagrar-se campeão mundial, em 1993; já se encontra por cá e até já surfou com Pierre-Louis Costes.

Sobre essa sessão em águas lusas, a primeira desde a última vez que foi há cerca de 20 anos, o francês aproveitou para partilhar que “Eppo fez um ARS na sua primeira onda após dois meses sem surfar”. 

Yep Nazaré

A post shared by Michael Eppelstun (@eppo1993) on

Eppo, para quem não sabe, apareceu em cena nos finais do anos oitenta e num par de anos conseguiu revolucionar o desporto, muito graças à sua abordagem que se pode considerar quase ao nível de um ginasta – entenda-se, aéreos altíssimos de pernas abertas tipo sapo!

De estilo explosivo e radical q.b., não demorou muito até conquistar o devido reconhecimento na imprensa especializada e a ver os seus desempenhos serem cobiçados pelos fãs do bodyboard.

O australiano focou-se essencialmente em inovar e, além de aperfeiçoar os El Rollos duplos, inventou o ARS (Air Roll Spin) e o Backflip, que dispensam apresentações. Essas duas manobras foram um autêntico marco na evolução do desporto, em particular na competição, pois até aos dias que correm ainda são uma referência. Quem não as saiba fazer dificilmente conquistará um troféu.

Krista in enjoying the serenity just before it bucketed down on our heads

A post shared by Michael Eppelstun (@eppo1993) on

Eppo destaca-se pela sua personalidade afável e humilde, por isso, se um destes dias o virem por aí, não se esqueçam de lhe dar um “alô”. Seguramente, ele agradecerá. Depois de Portugal, será a vez de Espanha e França contarem com uma visita do bodyboarder e da sua mulher, Krista! 

Um bem haja, Eppo! 

Comentários