A Praia da Vigia acolheu na sexta-feira o arranque do Santa Cruz European BB Pro. Durante a manhã realizaram-se os heats do round 1 da prova Open e Pro Junior.

No Open destaque para o jovem marroquino Anas Haddar que fez o “score” mais alto do dia (17 pontos em 20 possíveis). O atleta, que traz no currículo o título de vice-campeão do mundo júnior em 2011, e vice campeão europeu Open em 2013, 2015 e 2016, fez ainda uma das notas mais altas do dia. Totalizou 9,25 pontos (em 10 possíveis) à semelhança de Nicolas Rosner. Quanto ao bodyboarder de Sintra, este fez ainda o segundo “score” total mais alto do dia (16,25 pontos).

Entre os portugueses destaque ainda para Daniel Fonseca. O bodyboarder de Peniche e atual líder do circuito nacional Open fez uma das melhores ondas do dia, pontuada com 8,25 pontos, num heat em que venceu com um total de 15,25 pontos.

Na divisão Pro Junior o destaque foi para para Rodrigo Lopes que fez um “score” total mais alto da categoria (15,40 pontos).

2º dia pleno de ação na Praia da Vigia

A Praia da Vigia acolheu este sábado o round 2 e quartos-de-final do Santa Cruz European BB Pro, etapa do europeu de Bodyboard que vale 1.400 pontos e apresenta um prize-money de 7.000 euros. O ETB arranca assim em Santa Cruz, e segue depois para Aveiro, País Basco e Marrocos.

O dia ficou marcado por uma final antecipada que colocou numa bateria dos quartos de final man-on-man o campeão mundial, Pierre-Louis Costes, e o campeão europeu, Alex Uranga, tendo este último levado a melhor. “Esta foi uma bateria muito complicada. Contra o campeão do Mundo. Eu estou em 3.º no ranking mundial, e fui 1.º no europeu, e por isso era uma bateria que se esperava renhida. Estou muito contente de ter feito o meu melhor”, disse o basco depois da bateria. Alex confessou ainda que é a primeira vez que surfa em Santa Cruz: “Venho muitas vezes a Portugal, mas mais à Ericeira ou Nazaré. Mas gosto muito do país, tem muito boas ondas, e gosto muito das pessoas, recebem-me sempre bem.” Uranga destacou-se, aliás, nesta bateria ao fazer a melhor onda do dia e da prova com 9,35 pontos (em 10 possíveis).

Noticia_ETB2Diab

Já o atual campeão mundial, Pierre-Louis Costes, atleta francês mas que que vive em Portugal, e que acabou por ficar pelo caminho, lamentou o resultado, mas já pensa na próxima prova. “Tentei surfar o meu melhor, até comecei bem, mas depois o Alex fez aquela onda excelente, e depois foi difícil melhorar a minha pontuação. Agora sigo para Aveiro, como vivo em Portugal vou aproveitar para competir por cá nestas provas do Europeu. Mas julgo que este ano, o Europeu não vai ser a minha prioridade, vou focar-me no mundial. Faço estas primeiras provas aqui e depois vejo os resultados e decido o que fazer a seguir”, referiu Pierre.

Hoje realizaram-se ainda os heats das meias-finais do Pro Junior. Para amanhã ficam assim marcadas, além da final do Pro Junior (entre Rodrigo Lopes e Joel Rodrigues), as meias e final do Open. Em prova estão ainda os portugueses Ricardo Rosmanhinho, Miguel Coelho, o marroquino Brahim Iddouch e o basco Alex Uranga.

O “call” ficou marcado para as 9:00.