Os melhores bodyboarders do planeta preparam-se para entrar em ação no Itacoatiara Pro, a primeira etapa da perna sul-americana da APB Tour que tem lugar entre 14 e 25 de junho em Niterói, Rio de Janeiro, Brasil. Depois segue-se o Chile com dois eventos distintos: Arica Chilean Challenge, entre 4 e 10 de julho, e Antofagasta Bodyboard Festival, entre 11 e 16 de julho.

As provas de Itacoatiara e Arica são de categoria “Bronze Grandslam”, o que significa que põem em jogo um prémio de 25 mil dólares e 5 mil pontos. 

Jared Houston falhou a primeira etapa no Havai, devido a lesão, mas regressou em grande na segunda, no Taiti, vencedo o evento em Teahupoo. As contas no ranking voltaram a ficar animadas. 

Alex Uranga (País Basco), Isabela Sousa (Brasil) e Diego Gomes (Brasil – Pro Junior) foram os vencedores em 2016 e aqueles que vão dar tudo ao seu alcance para repetirem a vitória no reduto carioca. 

Quem deve falhar a etapa do Brasil é Jeff Hubbard e Isabela Sousa. O primeiro vai ser pai e o prazo aproxima-se pelo que o havaiano não deve estar presente. Já a multicampeã brasileira tem estado a desbravar as águas de Java, num asurf trip, pelo que a sua presença no evento não é certa. 

No que diz respeito a presenças lusas, estão confirmados Tó Cardoso, Dino Carmo, André Bernardo e Gonçalo Pinheiro. Para seguir a acompanhar a partir de quarta-feira.