A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) decidiu promover um projeto que condiciona o desenvolvimento económico e social, bem como a qualidade ambiental das praias a sul do Porto de Leixões nos Concelhos de Matosinhos e Porto. 

Do programa de investimento apresentado pela APDL, esta pretende realizar uma extensão do molhe norte de Matosinhos por mais 300m, com impacto significativo na qualidade das águas e na prática de desportos de ondas nessas mesmas praias, de acordo com o Estudo de Impacto Ambiental encomendado pelo próprio promotor do projeto. 

O condicionamento da prática de desportos de ondas decorrentes da extensão do molhe, vai contra todo o investimento financeiro passado, presente e futuro que o país e parceiros (no seu domínio público e privado) têm realizado para promoção do Turismo e dos Desportos de Ondas. 

https://www.facebook.com/frederico.brito.96/videos/10156555976531339/

Caso a obra se verifique será o maior atentado ambiental e social que a cidade de Matosinhos já viveu nos últimos anos. 

Por isso, o momento requer “união da comunidade, não apenas os surfistas, mas de toda a população, utilizadores das praias de Matosinhos e do Grande Porto, nomeadamente nas praias a sul”. As palavras são de Frederico Brito, um dos surfistas de referência formado nas ondas do Porto, que podemos ver no vídeo em cima, que faz o apelo a toda a população. 

Em causa estão as ondas, a qualidade das ondas e a prática dos desportos de ondas. Junta-te ao movimento AQUI e assina a petição pública AQUI