Aconteceu nos dias 15, 16 e 17 de novembro, na praia da Barra da Tijuca (Posto 3), Rio de Janeiro, a segunda edição do “Brazuca Bodyboard Legends”, o maior encontro Master já realizado no país e no mundo, reunindo as maiores lendas do Bodyboard brasileiro dos anos 80 e 90. O evento também contou pontos como última etapa do Circuito Estadual Master. 

No evento Legends, os atletas tem que ter acima de 30 anos completos (nascidos até 1988) e as equipas são compostas por 4 homens e uma mulher. Todas as equipas, entram duas vezes no mar.

Neste formato inovador, são somadas as melhores notas de cada atleta, sendo que somam apenas as 3 melhores notas individuais da equipa no round 1 e round 2 e a euipa que fizer o maior somatório nos dois rounds, é declarada Campeã. Este formato valoriza o espírito de equipa e solidariedade entre os participantes. 

A competição iniciou na sexta com ondas pequenas e água extremamente fria, o que dificultou um pouco a performance dos atletas. Presenças ilustres, como os pioneiros cariocas Marcus Cal Kung, Cláudio Marques, Kiko Ebert e Gica Vargas, bem como também das campeãs mundiais Mariana Nogueira (3x) e Soraia Rocha (2x).

No sábado, tal como a previsão indicava, entrou um forte vento sudoeste e ondas grandes e mexidas. O dia foi livre, apenas para treino dos atletas e atividades de integração com crianças, famílias, conscientização e acessibilidade.

À noite teve lugar a festa oficial do evento, no Restaurante Mexicano Los Fricks, com atrações de dança e música, sendo que o ponto alto foi a emocionante homenagem feita pelo organizador do evento, Marcello Pedro, a Sandra Pacheco, mãe do saudoso Luizinho “Kiko” Pacheco, bicampeção carioca (86 e 87) que nos deixou em 1992, num acidente automobilístico.

No domingo, último dia de prova, o Round 2 foi para água com ondas em torno de 1m e boa formação, os atletas deram um show de manobras, mostrando muita técnica e deixaram bem claro que, apesar da idade, ainda têm muita lenha para queimar. E foi nesse contexto que foram decididas as equipas campeãs, bem como os maiores pontuadores, individualmente, por categoria.

A equipe campeã do Brazuca Bodyboard Legends 2019, mantendo a regularidade nos dois rounds, foi a equipa 15, composta por Joel Araújo, Sergio Rangel e Leopoldo Neto, que mesmo desfalcada com apenas 3 atletas, mostrou regularidade nas duas rondas com os atletas a registarem boas notas.

1.º lugar – Equipe 15 (32,10 pts): Joel Araújo, Sergio Rangel e Leopoldo Neto

2.º lugar – Equipe 1 (30,10 pts): Guilherme Ximenes, Ricardo Brazuca, Edson Muniz e Lorraine Lima

3.º lugar – Equipe 3 (30 pts): Robson Costa, André Paiva, Eric Poseidon, Werneck Almeida e Ursula Rollas. 

Resultados individuais:

Senior (30-34 anos)

1º Werneck Almeida

2º Bruno Ross

3º Edson Muniz

Master (35-39 anos)

1º Guilherme Ximenes

2º Eduardo Cebola

3º Felipe Colombo

Grand Master (40-44 anos)

1º Jeff Urdan

2º Gabriel Zaccaro

3º Waldyr Dordron

Legend (+45 anos)

1º Joel Araújo

2º Kiko Ebert

3º Cláudio Marques

Feminino Master

1º Soraia Rocha

2º Renata Cavalleiro

3º Isabela Nogueira

Comentários