O ciclone Alex vai passar a furacão e atingir o grupo central dos Açores na sexta-feira, disse esta quinta-feira à agência Lusa Carlos Ramalho, meteorologista da delegação regional do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). 



O IPMA anunciou que as previsões meteorológicas indicam que o ciclone tropical ‘Alex’ vai atingir os Açores na madrugada e manhã de sexta-feira, estando esta quinta-feira de manhã a menos de 900 quilómetros.  



Os grupos oriental e central dos Açores vão estar na sexta-feira sob aviso vermelho devido à previsão de chuva e vento forte. Segundo o IPMA, o grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) e o central (Terceira, São Jorge, Graciosa, Pico e Faial) vão estar sob aviso vermelho entre as 03:00 e as 15:00 de sexta-feira devido à previsão de chuva e vento forte.  



O aviso vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, é identificado pelo IPMA como uma situação meteorológica de risco extremo, devendo as pessoas acompanharem a evolução das condições meteorológicas e seguir as orientações da Proteção Civil.  



O IPMA já tinha colocado o arquipélago em alerta vermelho, o mais grave na escala, por causa da previsão de chuva e vento fortes e agitação marítima. Para além disso o Instituto informa que se vão registar ondas entre os 10 e os 14 metros e rajadas de vento na ordem dos 160 km/h.

O fenómeno não tinha lugar desde janeiro de 1978 e desde 1851 é apenas a quarta vez que tem lugar. Desde 1983 que não se formava em janeiro.

Comentários