O Bodyboard mundial está de regresso a Portugal para a 21.ª edição do mais antigo evento (sem interrupções) do Circuito Mundial de Bodyboard, o Sintra Portugal Pro, entre 13 e 18 de setembro, na Praia Grande.

Um evento organizado pela primeira vez pela Associação de Bodyboard e Surf da Costa de Sintra (ABSCS), com o apoio da Câmara Municipal de Sintra, e que traz às ondas sintrenses cerca de 140 atletas de mais de 20 nacionalidades nas categorias Masculino, Feminino, Júnior e Dropknee.

O Sintra Portugal Pro distingue-se, de resto, como a única paragem da APB Tour a organizar todas as categorias, conforme nos explicou João Campos, presidente da ABSCS:

“O Sintra Portugal Pro é uma prova com enorme prestígio na APB Tour, pela sua antiguidade, mas também pela particularidade de termos aqui todos os escalões sancionados no circuito mais o Dropknee. Este ano, pela primeira vez, com a organização a cargo da ABSCS, quando no passado era organizado pela Federação Portuguesa de Surf, mas contamos com o inestimável apoio da autarquia e com a estrutura nuclear que nos últimos 20 anos têm feito desta etapa uma das mais conceituadas do bodyboard internacional.”

Sintra marca também a abertura da perna europeia, com mais duas provas em Portugal, Nazaré e Viana do Castelo, e uma nas Ilhas Canárias.

 Acerca da dimensão desta prova, João Campos revela que o objetivo da experiente máquina por detrás desta organização é, tão somente, manter o nível dos últimos anos: “Esta é, como disse, uma das mais emblemáticas provas da história do bodyboard mundial e queremos defender esse património. A meta é fazer deste campeonato um dos maiores eventos desportivos de ondas da Europa em 2016, aproveitando da melhor maneira a tradição na Praia Grande com o facto de termos aqui alguns dos melhores atletas do Mundo.”

Noticia_SintraPro1

Parada de estrelas

Entre os nomes já confirmados para o Sintra Portugal Pro, destaque para o campeão em título da prova, Pierre-Louis Costes, que está na corrida pelo segundo título mundial da sua carreira (foi campeão do Mundo em 2011). Pierre, bodyboarder francês que vive em Portugal há 6 anos, já venceu em Sintra duas vezes e foi finalista outras tantas, pelo que é, mais uma vez, um forte candidato à vitória no campeonato.

Falando de campeões, também estará na Praia Grande Jared Houston, sul-africano campeão mundial em título, a campeã mundial feminina, Alexandra Rinder, das Canárias, assim como Dave Hubbard (na foto), hexacampeão mundial de Dropknee, entre outros, com novas inscrições a poderem ser efetuadas até 12 de setembro, véspera da prova.

Entre os portugueses, no masculino, podemos contar com as presenças do campeão nacional Hugo Pinheiro, assim como os internacionais Manuel Centeno e Tó Cardoso, para citar apenas alguns, sabendo-se que esta prova é, historicamente, o ponto alto do calendário competitivo dos bodyboarders nacionais.

Na competição feminina, a campeã nacional e europeia, Joana Schenker, e a campeã mundial ISA, Teresa Almeida, também marcarão pontos nas ondas da Praia Grande, assim como todo o top nacional feminino.

O Sintra Portugal Pro é a quinta etapa masculina da APB Tour, a segunda to Tour feminino e a única da temporada em dropknee.


Fotografia: Pedro Patrício

Comentários