A população mundial está estimada em 7 mil milhões de pessoas. Não há estudos exatos sobre o número de pessoas que praticam modalidades de ondas, mas vamos ter em conta o estudo com o número mais otimista (da International Surfing Association) que refere 23 milhões de pessoas.

Não quero parecer exagerado, mas destes 23 milhões talvez 10% já tenha feito um tubo. Assim, 99,97% da população mundial não teve a oportunidade de experienciar a sensação única que é estar rodeado de uma parede de água que evolui esfericamente em nosso redor.

É muito difícil descrever o que se sente naqueles breves momentos até porque não há nada que se lhe compare. O tempo ganha uma dimensão própria e tudo pára. A sensaçao ao sair do cilindro de água é tão forte que o peito parece querer explodir… e na verdade só apetece gritar de euforia.

0,03% da população mundial é um número bem pequeno para tamanha dávida que a natureza nos oferece. O Humberto Santos, que aparece em primeiro plano nesta onda dos Supertubos, faz parte desse número.


Texto & fotografia: Hélio António | Facebook