Na última quarta-feira, 25 de maio, teve lugar o Shorebreak Challenge 2017, realizado numa das slabs que rodeia a maravilhosa costa do Rio de Janeiro, Brasil. A quarta edição da prova foi incrível e provavelmente a mais memorável, com todos os bodyboarders locais reunidos, após uma ansiosa espera de 8 anos.

A ideia de fazer mais do que um simples campeonato foi alcançada. Esta foi uma grande confraternização entre amantes do desporto e, mais do que isso, foi um perfeito e informal “laboratório” para que provas de maior envergadura possam vir a acontecer neste puro santuário do bodyboard.

A ação contou com um nível gigantesco, graças a atletas “casca-grossa” que puxaram limites, numa bancada de pedra muito afiada e que, quando a onda quebra, fica em degrau negativo e apresenta uma profundidade de apenas meio metro, por vezes até menos, dependendo da maré.

Foram 24 os atletas convidados que enfrentaram condições difíceis, em ondas de 3 pés muito sólidas e propícias à prática de bodyboard. O formato da competição foi de baterias de três atletas na primeira fase com sistema de prioridades a ser aplicado, sendo que as restantes fases foram disputadas homem a homem. 

O grande campeão acabou por ser Nicholas Bastos que foi crescendo de desempenho heat a heat até que, na final, sacou uma nota 10 do painel de juízes. Logo de seguida veio um dos especialistas em slabs, Leopoldo Neto, que usou o seu conhecimento local para realizar baterias memoráveis. Na terceira posição ex-aequo ficaram Alexandre Cruz e Rodrigo Otávio. 

Este acabou por ser um dia histórico, em muito celebrado por todos os atletas. Aqueles que perderam nas suas baterias e foram ficando de fora do evento, continuaram no barco de apoio para vibrar a cada onda surfada, num clima para lá de amistoso e de plena confraternização, jamais visto em campeonatos tradicionais.

Para mais info sobre o Shorebreak Challenge, sobre como patrocinar e participar em edições futuras, é favor contactar através do email shoreclube@gmail.com e do Facebook


Texto de André Paiva, Diego Souza & João Gabriel

Fotografia de Henrique Pinguim, Zero Dois Zoom, Anderson Guerreiro, Perri Fotografia & PEX

Comentários