Recentemente, a Surfer Magazine lembrou-se de elaborar a lista com as melhores universidades da Califórnia. Porquê? Porque para viver, viajar e perseguir ondas para o resto das nossas vidas é preciso um trabalho e o “plim plim” que dele advém… a não ser que vivas à conta de um qualquer fundo financeiro ou herança de família. 

Ora, as hipóteses de encontrar esse trabalho, hoje em dia, melhoram substancialmente se se possuir uma licenciatura. Portanto, já que se tem que dedicar mais alguns anos à formação académica, mais vale que seja junto à costa e numa das zonas que vive e respira surf por todos os lados – e, claro, a usufruir de alguns incríveis spots. 

No caso dos Estados Unidos, A Universidade da Califórnia em La Jolla, San Diego, no Sul da Califórnia, vem em primeiro lugar por vários motivos, mas destaca-se a proximidade das ondas, das boas ondas, leia-se, e também pelo facto da cidade ser do mais surfer-friendly que já se viu. 

Relativamente a Portugal, o ranking oficial das melhores instituições académicas diz-nos que a Universidade do Porto é a melhor do país:

10. Universidade Católica Portuguesa

9. Universidade de Évora

8. Universidade da Beira Interior

7. Instituto Politécnico do Porto

6. Universidade de Aveiro

5. Universidade Nova de Lisboa

4. Universidade do Minho

3. Universidade de Coimbra

2. Universidade de Lisboa

1. Universidade do Porto

No entanto, se a tua cena é o Bodyboard e durante alguns anos procuras conciliar os estudos com ele, então é melhor pensar bem. Oportunidades várias existem no Porto, Aveiro, Viana do Castelo e em muitas outras zonas do país. 

Contudo, Lisboa parece levar uma ligeira vantagem, com as opções a multiplicarem-se. Em 10 minutos, dependendo do trânsito, podemos estar na margem sul a usufruir do Sol da Cova do Vapor ou na Linha de Cascais onde as opções são vastas – sabendo sempre que Carcavelos e Paço d’Arcos levam prioridade e que o polo de economia da Universidade Nova de Lisboa vai ser inaugurado entre maio e junho em plena Praia de Carcavelos. Já agora, em meia-hora (ou pouco mais) temos a Praia Grande ou os reefs da Ericeira ao nosso alcance. 

No centro do país, Coimbra, com a Figueira da Foz à mão, Leiria (com a Praia do Norte tão perto), Caldas da Rainha e Peniche (onde jaz a rainha Supertubos) estão inseridas numa das melhores zonas de surf do país onde as opções são vastas, no que diz respeito a Bodyboard, e inesgotáveis. 

Açores e Madeira também têm uma palavra a dizer, pois estão munidos das suas universidades e colocam em cima da mesa uma oferta irrecusável para muitos. 

Portanto, já sabes, sê esperto e inteligente. Escolhe bem.  

Comentários