A mítica banda de Reggae portuguesa, Souls of Fire, oriunda do Porto, tem fortes ligações à tribo da praia e do surf, e este ano encontra-se a celebrar 15 anos de existência. Numa conversa aberta, num destes dias, falámos sobre o futuro e o mundo do surf.

Falem-nos um bocadinho destes últimos 15 anos de existência como banda de reggae. De onde vieram, o que mudou neste trajeto e onde querem estar daqui a 15 anos?

Tem sido um percurso muito bom de se fazer, temo-nos cruzado com muitas referências interessantes, aprendido e partilhando experiências, muito boas. Crescemos a ouvir os grandes nomes do Reggae internacional e a ver que se tornou num estilo de música que continua a fazer parte dos gostos das pessoas e não só uma moda passageira. Hoje o ritmo e a boa onda do Reggae continuam a influenciar muitos projetos musicais, da nova geração. A formação original é do Porto, mais propriamente de Leça da Palmeira, local de encontro e convívio comum onde partilhávamos o gosto pela praia e alguns pelo surf e bodyboard. Pouco mudou até então e o gosto e o amor pela música continua tão forte quanto no início, por isso, vemos um futuro muito promissor.

“A formação original é do Porto, mais propriamente de Leça da Palmeira, local de encontro e convívio comum onde partilhávamos o gosto pela praia e alguns pelo surf e bodyboard”

“Your Love” foi o último single lançado pelos Souls of Fire. Como foi colaborar com Diana Martinez e também o que podemos esperar da vossa parte para os próximos meses? 

A Diana Martinez é uma excelente cantora e veio acrescentar imenso ao tema Your Love. Sentimos que precisávamos de um toque mais feminino e sensual na música e quando surgiu a oportunidade não hesitámos. Ficámos muito contentes com o resultado final. Continuamos a trabalhar para elevarmos a nossa música a patamares ainda não alcançados, por isso, trabalhamos muito na construção dos temas e na escolha de parcerias, estamos a experimentar novas influências. Nos próximos meses vamos continuar a criar novos temas para o quarto disco, prevemos um trabalho árduo mas com uma enorme carga de satisfação. Gravar discos e continuar a subir ao palco continuam a ser a nossa maior ambição.

Como tem sido a aceitação deste último single? 

O feedback tem sido muito positivo, estamos a chegar a um público novo e a querer furar outros mercados, logo a escolha deste single foi uma excelente forma de o fazer, uma sonoridade New Roots e vozes mais Pop. Estamos convencidos que todo o esforço e dedicação vão abrir-nos novas portas e, consequentemente, novos desafios, tanto a nível musical como intelectual. O tema Your Love veio com toda a certeza fortalecer estas novas ideias e vontades.

Que mensagem visam transmitir nas letras do vosso próximo long play de originais?

A mensagem dos Souls of Fire é universal e vem das nossas experiências e influências como pessoas, mensagens de amor, amizade, liberdade, compaixão e de intervenção. A música é a nossa arma! 

“Gravar discos e continuar a subir ao palco continuam a ser a nossa maior ambição”

Muitos elementos da banda têm uma forte ligação com as ondas uma vez que praticam surf ou bodyboard. Sendo uma banda Reggae de raiz, como é que a praia e o surf acaba por influenciar a música que criam? 

A praia e o mar são lugares místicos e inspiradores por si só. Por isso, quando estamos em harmonia com a natureza isso estimula a nossa criatividade, torna-se numa fonte de inspiração. O surf faz-nos sentir bem e livres, limpando a negatividade do dia a dia. Quando estamos na água estamos sempre a cantarolar qualquer coisa, a nosso ver as ondas musicais vivem de mãos dadas, em perfeita comunhão.

No dia a dia acompanham a atualidade do surf?

Estamos sempre ligados ao surf! Nos dias que correm as notícias estão em todo o lado e naturalmente nós também as consumimos com entusiasmo. A nível internacional as coisas têm evoluído de uma forma incrível, todos os dias surgem novos nomes. 


aqui vídeo do último single lançado, “Your Love”. 

Comentários