A banana possui benefícios para a saúde que fazem desta fruta um elemento essencial de qualquer dieta saudável. E é boa para a prática de surf. 

Juntamente com outros frutos, a banana é altamente recomendada para quem pratica desporto regular, salientando-se as qualidades de ser rica em nutrientes e ajudar na saúde do coração. Fique a conhecer um pouco melhor todos os seus benefícios: 

Fonte nutricional

Em geral uma banana oferece um pouco mais de 100 calorias, resultante de uma boa quantidade de hidratos de carbono. Na sua composição destacam-se alguns nutrientes, como vitaminas do complexo B, vitamina C, minerais como potássio, magnésio, ferro, cobre, manganês e ainda uma quantidade apreciável de fibra. 

Rica em antioxidantes

As bananas são, à semelhança de outros frutos e vegetais, excelentes fontes de antioxidantes. Nesta área, importa mencionar a dopamina e as catequinas que têm sido associadas a muitos benefícios para a saúde, nomeadamente na capacidade de redução no risco de doenças cardíacas e degenerativas.

Benéfica para o surf 

Vamos ao básico. Na alimentação de atletas de alta competição e não só, antes, durante e pós treino, as bananas assumem papel preponderante uma vez que ajudam a reduzir cãibras e dores musculares. Tal justifica-se pela riqueza em minerais e hidratos de carbono que são facilmente digeridos.

Melhora a saúde do coração e a saúde renal

Rica em potássio, mineral que é capaz de contribuir para o controlo da pressão sanguínea, diminuindo percentualmente em valores significativos o risco de doença cardíaca. Logo o consumo de banana é indicado para a saúde do coração. Também devido ao potássio, está associada à menor propensão para o desenvolvimento de doenças renais. 

Excelente complemento 

As bananas são fáceis de incluir na dieta, um ótimo complemento alimentar (snack) a qualquer altura do dia e podem até substituir o açúcar se estiverem especialmente maduras. 

Outros benefícios 

Rica em fibra dietética (pectina e amido) ajuda a melhorar a digestão e reduz apetite. A pectina também está associada à prevenção do cancro do cólon. Ao promover a sensação de saciedade, quando ingerida, também favorece a perda de peso de modo saudável. 


* Existem diversas variedades de bananas (cerca de 100), mas o seu processo de crescimento e amadurecimento é sempre o mesmo. Nascem na bananeira (que não é uma árvore, mas sim uma planta), em que cada ramo dá cerca de 10 cachos, cada um com 12 bananas. Estas são apanhadas quando ainda estão verdes e amadurecem fora da planta.

Comentários